Saúde

Pirâmide alimentar para a dieta de uma pessoa com diabetes

Escrito por nikki jardin | Traduzido por alisson dantas
Pirâmide alimentar para a dieta de uma pessoa com diabetes

Uma alimentação saudável é tudo

Max Oppenheim/Photodisc/Getty Images

A American Diabetes Association criou um modelo de pirâmide alimentar para ajudar pessoas com diabetes a escolherem uma dieta que ajude a gerenciar sua condição. Essa pirâmide não usa grupos de alimentos, mas tem categorias com base na quantidade de proteínas e carboidratos nos alimentos. Como acontece com qualquer dieta, você deve consultar seu médico antes de fazer quaisquer alterações significativas em seu cardápio diário.

Grãos e amidos

A base da pirâmide alimentar contém pães, cereais, grãos e amidos – alimentos que contêm principalmente carboidratos. Os legumes que tem um elevado teor de amido, tais como batatas, milho, ervilhas, feijão e abóbora, também estão incluídos nessa categoria. Esse plano recomenda que as pessoas escolham de 6 a 11 porções dessa categoria diariamente. Isso pode parecer muito, mas se você considerar que meia xícara de cereal quente, um terço de xícara de arroz, um quarto de um bagel e uma fatia de pão são iguais a uma porção, você pode montar mais facilmente um plano de refeição que incorpore esses alimentos. Adicionar meia xícara de milho, feijão ou outros vegetais ricos em amido ao menu também aumentará as porções deste grupo.

Legumes e frutas

Os legumes frescos são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras: todos são essenciais para uma dieta saudável. A pirâmide alimentar recomenda três a cinco porções por dia. Uma xícara de legumes crus ou meia xícara de legumes cozidos é igual a uma porção. Comer uma salada com cenoura ralada, pepino e fatias de tomate é uma boa opção para o almoço. No jantar, cozinhe no vapor uma xícara de brócolis, couve-flor ou espinafres como um prato extra. Coma duas a quatro porções de frutas por dia. Essas porções variam de meia xícara de frutas em conserva para uma xícara e um quarto de xícara de morangos inteiros. Misturar frutas em seu cereal matinal ou uma vitamina, comê-las como lanche durante seu dia de trabalho ou tomar uma xícara de frutas frescas para a sobremesa é uma boa maneira de tornar as frutas parte das suas refeições diárias.

Carne e queijo

Esses grupos de alimentos estão mais em direção ao topo da lista e devem ser consumidos com moderação.Os produtos de leite e queijo são importantes fontes de cálcio e proteína, mas os produtos com pouca gordura ou sem ela devem ser escolhidos para diminuir sua ingestão diária de gorduras saturadas. Consumir duas a três xícaras de iogurte, leite ou queijo é suficiente. Esteja ciente do leite oculto no latte (café com leite): ele conta. A carne é uma excelente fonte de proteína, mas de acordo com a pirâmide alimentar, somente quatro a seis gramas de carne ou substitutos são necessárias por dia. Isso inclui produtos como manteiga de amendoim, ovos e tofu, que têm alto teor de proteína. Comer dois ovos no café da manhã é considerado a metade de sua cota diária de proteína de carne em 100 g todo dia.

Doces

No topo da pirâmide estão os doces, gorduras e álcool. Estes devem ser consumidos com moderação em qualquer dieta, e limitados ao equivalente de meio copo de sorvete ou dois pequenos biscoitos por dia.

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