Pirâmides alimentares que não são saudáveis para adolescentes

Escrito por shaunta alburger | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pirâmides alimentares que não são saudáveis para adolescentes
A pirâmide alimentar USDA não é tão saudável quanto parece (Comstock/Comstock/Getty Images)

Adolescentes são famosos por ingerir alimentos ricos em gordura, açúcar, calorias e sal. Esses alimentos constroem uma pirâmide que pode gerar problemas de saúde no futuro. Enquanto todos os alimentos têm algum valor nutricional e nenhum deve ser completamente proibido, adolescentes devem ser ensinados a fazer escolhas saudáveis para seus corpos.

Outras pessoas estão lendo

Problemas com a pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar saudável, produzida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, em inglês), contém algumas falhas, dizem alguns especialistas. Ela já existe há mais de 20 anos. O topo da pirâmide sugere que gorduras e óleos devem ser usados com moderação, mas não distingue entre boas gorduras como óleo de oliva e más gorduras como banha. A pirâmide também não distingue entre carboidratos e proteínas saudáveis, como arroz integral e feijão, daqueles que são menos saudáveis, como o arroz branco processado e carnes com alto teor de gordura, dizem cientistas da Harvard University.

Alimentos sem qualidade

Alimentos sem qualidade (chamados "junk food", em inglês) estão talvez na base da pirâmide de dieta adolescente não saudável. Esse termo se refere aos alimentos que são bem processados, com muita gordura, açúcar e sal. Lanches pré-embalados, como chips, biscoitos e doces são alimentos sem qualidade que são comuns na dieta de adolescentes. Outro culpado são os "fast foods" (alimentos de preparação rápida). Tipicamente altos em gordura e processados, os hambúrgueres e as batatas fritas são alimentos de pouca qualidade que muitos adolescentes geralmente consomem.

Refrigerantes

Outra camada da pirâmide alimentar adolescente são os refrigerantes. Esses vêm em latas individuais, são baratos e estão disponíveis em qualquer lugar. Adolescentes geralmente têm acesso fácil a esses refrigerantes em escolas. As bebidas contém altos níveis de açúcar e como resultado, estão cheias de calorias. Os refrigerantes podem ser viciantes e alguns adolescentes consomem várias latas por dia.

Comidas fritas

Mais uma camada da pirâmide é para as comidas fritas. Essas são às vezes, obviamente pouco saudáveis, como no caso de batatas fritas ou comidas de festas. Alguns alimentos que seriam de outra forma considerados saudáveis, como galinha ou vegetais, perdem seu valor quando são muito fritos. Ao contrário dos alimentos de pouca qualidade (junk foods), que a maioria das pessoas sabem que não é saudável, comidas fritas podem ser apresentadas como parte da refeição de forma que um adolescente acredite que elas são mais saudáveis do que realmente são. Por exemplo, um adolescente pode considerar um sanduíche de galinha em um restaurante de "fast food" uma escolha mais saudável que um hambúrguer, apesar de ser frito em gordura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível