Planejamento de aulas sobre reprodução humana

Escrito por chelsea hoffman Google | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Planejamento de aulas sobre reprodução humana
Sexualidade e reprodução: assuntos delicados. (student and teacher smiling in a classroom image by JackF from Fotolia.com)

Ensinar aos alunos sobre a reprodução humana, numa aula de ciências ou saúde, pode ser uma das lições mais difíceis para um professor devido à delicadeza do tópico. Montar planos de aulas completos e aceitáveis é importante quando se ensina sexualidade humana e reprodução, quer você seja um professor ou um dos pais dando aula ao filho em casa.

Outras pessoas estão lendo

1º segmento do ensino fundamental

Ensinar anatomia humana e o sistema reprodutivo para alunos do 1º segmento do ensino fundamental requer tato e paciência. Sua escola, provavelmente, tem apostilas sobre saúde e ciências que contêm capítulos sobre o sistema reprodutivo. Comece seu plano de aulas revisando os capítulos independentemente, antes que os alunos façam isso. Redija um bilhete pedindo permissão aos pais caso haja alguma limitação cultural ou religiosa quanto ao assunto. Alguns estados americanos solicitam essa permissão. Crie um plano à parte para crianças cujos pais não dêem permissão para participar das aulas. Esses planos podem incluir um simples esboço da anatomia humana, omitindo assuntos sexuais. Continue seu plano de aulas com outros alunos apresentado-lhes o vocabulário relacionado à reprodução humana. Eduque-os sobre palavras e seus significados, como relação, gravidez e feto. Ensine apenas o básico e foque principalmente na parte anatômica da reprodução humana.

2º segmento do ensino fundamental

Ao dar aulas para alunos de 6º ao 9º ano você deve focar no desenvolvimento e relacionamento associados à reprodução humana. Dê maiores detalhes quando descrever a anatomia humana. Alunos do 2º segmento do ensino fundamental devem ser ensinados cuidadosamente sobre as mudanças em seus corpos e diferenças emocionais. Discuta menstruação e seu papel na sexualidade humana e na gravidez. Seu plano de aulas deve começar com uma terminologia focada em mudanças emocionais, menstruação e ovulação. Enfatize a terminologia que tenha a ver com o papel do homem na reprodução, como sêmen, polução noturna e ereção. Exiba dois ou três vídeos numa semana que destaque tais tópicos. Evite filmes desatualizados que não explicam adequadamente a sexualidade a uma sala de aula moderna.

Ensino médio

Alunos do ensino médio passam por diversas questões ligadas à sexualidade e às emoções que ela envolve. Educá-los adequadamente sobre reprodução humana é algo controverso porque muitos acreditam que só a abstinência pode ser ensinada em escolas públicas. No contexto de aulas em casa, porém, ensinar seus adolescentes sobre controle de natalidade e doenças sexualmente transmissíveis é importante. O início do seu plano de aulas deve ressaltar o maior número possível de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) sobre as quais você conseguir encontrar informações. Imprima resumos informativos e crie um pacote para dar aos seus adolescentes. Quanto mais eles souberem dos riscos associados à atividade sexual, mais chance eles têm de viver vidas saudáveis quando adultos. Ensine-os sobre as opções de contraceptivos adequadas e monte um pacote com informações do mesmo modo do resumo informativo sobre (DSTs).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível