Plano de aula com currículo criativo para alunos do jardim de infância

Escrito por baptist johnson | Traduzido por césar campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plano de aula com currículo criativo para alunos do jardim de infância
O currículo criativo desperta o interesse da criança pelos estudos (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Os planos de aula com currículos criativos estão se tornando populares nas escolas americanas. Os defensores do currículo criativo afirmam que esse estilo de ensino aproveita a curiosidade natural da criança e a utiliza para estimular o desejo de aprender. Por esta razão, os currículos criativos estão se tornando amplamente utilizados nas séries mais jovens.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O currículo criativo é um plano de aula educacional que integra métodos de ensino interativos, enquanto os currículos tradicionais são baseados no livro e se concentram em uma série de disciplinas construídas umas sobre as outras, como uma escada. Os currículos criativos usam experiências reais para ensinar aos alunos e se baseiam na ideia de que os estudantes são mais capazes de reter o conhecimento através da experiência pessoal e do pensamento analítico, ao contrário da memorização. Por exemplo, a recente "Head Start Family and Child Experiences Survey" (pesquisa sobre experiências familiares e infantis no programa americano "Head Start", que presta auxílio composto por educação, saúde e nutrição para famílias de baixa renda) mostrou um aumento nos resultados dos testes dos estudantes que aprendem através desse método, ao contrário dos métodos tradicionais.

Temas

Um currículo criativo organiza as disciplinas em pequenos tópicos ou temas. Uma sala de aula que o utiliza deve ter uma agenda semanal que enfatize um tema diferente por semana, para preparar os alunos com o intuito de que eles se concentrem em qualquer semana. Por exemplo, ensinar um aluno do jardim de infância a contar pode ser um plano de aula inserido no tema "Números na natureza".

Planos de aula

Um importante princípio do currículo criativo é o uso de planos de aula interativa. Os professores usam diversas atividades para o tema atual. Por exemplo, se você estivesse tentando ensinar sua classe pré-escolar a contar, em vez de depender de uma reta numérica e apoios visuais, um currículo criativo pode usar sapatos para ensinar esse mesmo assunto. O professor pode organizar os alunos sentados em círculo, fazê-los tirar os sapatos e colocá-los no meio do círculo. Várias atividades de contagem podem ser realizadas, mas as crianças estão propensas a ficarem mais interessadas devido à relação pessoal que têm com seus sapatos, ao contrário de uma reta numérica.

Jogos

Os currículos criativos também usam jogos para reforçar os temas. Quebra-cabeças e brinquedos analíticos são muitos utilizados nos planos de aula com currículo criativo. Para uma criança, uma série de contagem de ursos parece uma brincadeira, mas se eles forem utilizados corretamente, essa atividade pode ser uma maneira de reforçar as respectivas instruções.

Atividades

Os currículos criativos também são altamente dependentes de atividades expressivas.Isso inclui alguns jogos, atividades ou métodos de instrução que permitam que os alunos se expressem como forma de reforçar os temas de ensino. Isso poderia incluir pinturas, desenho ou montagem de quebra-cabeças. Por exemplo, um currículo criativo pode usar uma atividade de pintura com os dedos para ensinar as cores. Os alunos seriam autorizados a associar uma nova cor à expressão criativa de sua escolha. A ideia é manter os alunos interessados, usando a auto-expressão no plano de aula.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível