Planos de aula sobre as propriedades da matéria para a primeira série

Escrito por shelley frost | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Planos de aula sobre as propriedades da matéria para a primeira série
A água é um dos três estados da matéria (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Embora alunos de primeira série estejam apenas começando a compreender os básicos da vida acadêmica, eles estão cientes do conceito de matéria, embora saibam ou não. A matéria é algo incrivelmente fácil de demonstrar e ensinar, usando exemplos simples do mundo real. Ao focar-se nos três estados da matéria (líquido, sólido e gasoso), você pode cobrir todo o assunto em três lições fáceis.

Outras pessoas estão lendo

Sólidos

De longe o conceito mais fácil de ensinar, os sólidos podem ser demonstrados de muitas maneiras diferentes. Explique aos alunos como os sólidos ocupam espaço e deixe para descrever os gases mais tarde. Para deixar a lição ainda mais divertida, traga lanches de gelatina como exemplos de sólidos. Passe pela sala instruindo seus alunos que não os comam até você dizer que podem. Então, peça aos seus alunos que expliquem o que faz da gelatina um sólido. Isso irá desafiar os alunos, por causa de sua natureza um tanto curiosa, mas você deve confirmar as respostas que dizem que ocupa espaço, tem um formato e como não precisa estar dentro de um recipiente. Pergunte aos alunos o que mais é sólido, e eles devem apontar muitas outras coisas na sala de aula.

Líquidos

Coloque uma jarra de água em uma mesa, com copos de vários tamanhos e formatos. Coloque a água da jarra nos copos, explicando como os líquidos são o passo entre os sólidos e os gases e que eles não têm um formato definido, e sim ficam de acordo com o objeto que os contém.

Para ajudar os alunos a entender a conexão entre sólidos e líquidos, mostre-os gelo e deixe derreter, assim os alunos presenciarão um sólido virar líquido . Assim que os alunos virem isso, pergunte por que os líquidos devem ficar dentro de recipientes. Procure por respostas que apontam para como a água não pode manter-se em nenhum formato. Para acrescentar um pouco de diversão, entregue os copos e sirva um pouco de suco. Isso ilustrará como o líquido se adapta ao recipiente, como você provou antes.

Gases

Pegue uma sacola de plástico e respire ar dentro dele na frente da turma. Pergunte a eles se tem algo dentro do saco. Aceite a resposta "não" e use como um exemplo para ilustrar como os gases não ocupam espaço. Instrua seus alunos a respirar e sentir seus pulmões expandindo. Pergunte a eles por que isso acontece.

Continuando com o conceito do pulmão, entregue balões e peça para as crianças que os encham com ar e depois deixem ele escapar. Isso mostrará como o ar pode ser trancado em um espaço, e como ele não mantém um formato. Pergunte às crianças se elas conhecem mais algum gás. Depois que elas responderem, mostre um balão de gás hélio e explique como o gás está preso dentro do balão e está sustentando seu formato e levitação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível