Planos de estudo para doutorado

Escrito por shane hall | Traduzido por carolina fiuza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Planos de estudo para doutorado
Planos de trabalho de doutorado ajudam estudantes a organizar sua pesquisa (happy graduate image by Gina Smith from Fotolia.com)

A realização de pesquisas, coleta de informações, análise de dados e a apresentação dos resultados de uma tese para receber um doutorado podem parecer um empreendimento intimidador. Apresentar e defender sua pesquisa diante de uma banca de docentes efetivos pode ser ainda pior. Um bom planejamento, no entanto, pode tornar a tarefa de conduzir uma pesquisa de doutorado mais manejável. Muitas universidades reconhecem isso e exigem de seus estudantes de doutorado a conclusão de um plano de estudo para a realização de suas pesquisas. A maioria dos estudantes completa este plano na fase inicial da pesquisa de dissertação, que começa depois da conclusão do curso exigido e dos exames de qualificação. Algumas universidades, no entanto, exigem que os alunos completem os planos de trabalho mais cedo, por exemplo, durante o curso.

Outras pessoas estão lendo

Função

Planos de estudo para pesquisas de doutorado ajudam os estudantes a estruturar e organizar a pesquisa que irão realizar para completar suas dissertações e obter seus títulos de doutor. O documento também dá ao comitê de professores que supervisionam o trabalho de dissertação do aluno a oportunidade de rever o plano de pesquisa, observar as principais questões de estudo e criticar a metodologia que o estudante irá utilizar para responder as perguntas. Com base nas informações do plano de estudo, os membros do corpo docente no comitê podem aconselhar o estudante em qualquer pesquisa adicional ou dados que possam ser necessários para que conclua uma tese de doutorado satisfatória.

Tipos

Alguns planos de estudo são focados na dissertação e também são conhecidos como propostas de dissertação. A proposta introduz o tópico no qual a pesquisa do estudante irá se focar e descreve o plano da tese. Outras universidades exigem um plano de estudo mais abrangente que descreva as aulas e estudos ou leituras independentes que o estudante irá completar no processo de estudo de seu doutorado. Os docentes que supervisionarem o trabalho do estudante podem revisar o plano e, se necessário, aconselhá-lo a fazer cursos ou leituras adicionais para completar seus estudos de doutorado.

Recursos

Em muitos planos de estudo, os estudantes delineiam a pesquisa que irão fazer em sua dissertação em seções. Em cada uma descrevem as tarefas do processo de investigação que esperam concluir. Por exemplo, o plano pode articular as questões-chave de pesquisa envolvidos no tema e descrever a metodologia que vai ser seguida para respondê-las, identificando os procedimentos de coleta e fontes de dados. Cada seção do plano de estudo também irá identificar qualquer produção -- capítulos da tese ou análise de aspectos particulares da pesquisa -- que o estudante irá produzir como resultado final de uma dada tarefa. Alguns docentes podem exigir que o aluno apresente sua produção como uma demonstração de progresso para a conclusão da dissertação.

Considerações

Além das questões de investigação e da metodologia proposta, um plano de estudo também deve incluir um quadro teórico que descreva o modo como a tese proposta irá aumentar o campo de conhecimento na área de estudo do aluno. Uma queixa comum entre muitos professores é que muitas dissertações apresentam resultados empíricos sem uma fundamentação teórica.

Prazo

Algumas universidades exigem que os alunos completem seus planos de estudo no início dos estudos de doutorado. Outras o solicitam no final do processo; por exemplo, após os estudantes concluírem os seus exames de qualificação, para demonstrar o domínio do material em seu campo de estudo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível