Planos de lições para crianças de 12 a 18 meses de idade

Escrito por chuck robert | Traduzido por ana luisa takahashi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Planos de lições para crianças de 12 a 18 meses de idade
Várias crianças da pré-escola são naturalmente curiosas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

Você deve construir um plano de aula quando estiver ensinando crianças pequenas, que servirá como um mapa que ajudará a conduzir as lições com objetivos específicos. Diferente da K-12, há geralmente normas especificas para esse ensino. Você deve ensinar habilidades que formarão a base para o desenvolvimento de outras que surgirão, focando em, por exemplo, cores, formas, números e letras. Tenha objetivos específicos e avalie se você os está cumprindo, fazendo alterações no plano de aula sempre que necessário.

Outras pessoas estão lendo

Exploração artística

Foque em atividades que as crianças da turma queiram aprender. Crianças entre 12 e 18 meses possuem períodos curtos de atenção, então dar a eles mais controle sobre o que farão irá ajudar a mantê-los engajados. Os planos de aula para elas deve centrar na brincadeira e na exploração, com o professor providenciando enriquecimento nas atividades, estimulando o aprendizado. Faça com que as crianças brinquem com argila ou tintas. Enquanto toca a tinta, pergunte ao menor qual a cor dela e se ela dá a sensação de molhado. Em um artigo de Sean Brotherson, especialista em ciência familiar, publicado em 2005 no website North Dakota State University relata que a arte contribui com o desenvolvimento do cérebro infantil.

Exploração externa

Com a supervisão de um adulto, os menores podem explorar do lado de fora. Boas atividades para crianças incluem brincar no chão, caçar pedras, andar pela natureza e colher frutas. Brincadeiras ao ar livre permitem que os menores aprendam prematuramente sobre a natureza.

Identificação de objetos

Imprima objetos que podem ajudar os menores a aprenderem conceitos cruciais, como identificação de cores, formatos, letras e números, e diga a eles o que são esses objetos. Por exemplo, peça para que eles localizem a letra "R" e recompense qualquer um que identificar corretamente. Ajude as crianças a desenvolverem habilidades de alfabetização lendo mais livros para elas que são cheios de informações.

Jogos de repetição

Faça com que os menores brinquem de coisas que requerem tarefas repetitivas. Por exemplo, dê-lhes vários cartões e desenhe quadrados em um pedaço grande de papel, com diferentes números em cada um deles que corresponde a um cartão. Faça com que as crianças coloquem os cartões no quadrado correspondente. Pegue os cartões e entregue-os para outro aluno, que deve realizar a mesma tarefa. Brinque assim repetidas vezes, já que a repetição ajuda a criança a dominar os conceitos.

Colorir

Colorir imagens ajuda a criança pequena a identificar as formas, assim como aquelas que representam animais. O processo de colorir mantem o interesse dela e a figura ajudará os menores a identificar esses animais. Além disso, à medida que as crianças estão colorindo, observe como seguram os lápis de cera e ajude-os a compreender as técnicas apropriadas e cruciais para quando elas desenvolverem as habilidades de escrita mais tarde.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível