Como plantar flores com uma criança

Escrito por samantha hanly | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Plantar flores com uma criança é uma atividade divertida, recompensadora e educacional, através da qual a criança aprende o valor de conseguir as coisas com o tempo, da paciência e de cuidar de um ser vivo. Plantar flores é uma atividade apropriada para crianças pequenas e até adolescentes.

Outras pessoas estão lendo

Idade da criança

Considere a idade da criança quando escolher que flores plantar, sendo as seguras e comestíveis melhores opções para crianças pequenas, na pré-escola — chagas e amor-perfeito são bonitas e têm um bom sabor. Uma vez que as crianças tenham passado da fase de colocar tudo na boca, continue a escolher plantas seguras. A lista de possibilidades certamente fica maior quando a criança não as colocará na boca — por exemplo, apesar de os cravos serem comestíveis, podem não ter um bom sabor. Planeje a sua atividade considerando o tempo que a flor leva para crescer, pois algumas delas florescem rápido e outras não. Girassóis levam alguns meses para crescer desde as sementes e até darem sua flor e, em locais ensolarados, girassóis plantados em outubro podem florescer em janeiro. Crianças mais velhas, que possuem experiência no cultivo de plantas, são as melhores candidatas a cultivar essas belas e alegres flores, porque entenderão mais facilmente o tempo necessário para cuidar e cultivar essas plantas.

Orgânico contra pesticidas

Quando plantar flores com crianças, não use pesticidas, pois elas não devem ser expostas a esses venenos. Por isso, adote práticas de jardinagem orgânica. Crianças não devem lidar com venenos ou com plantas que tenham sido borrifadas com veneno. Compre uma mistura de envasamento orgânica e, se tiver segurança, compre solo limpo e barato, vermiculita e fertilizantes — a vermiculita é adicionada a solos comerciais para ajudar na drenagem, e você poderá facilmente misturar um punhado ou dois nos seus vasos de plantas. Fertilizantes possuem números escritos na embalagem, sendo o 10-15-10 bom para a maioria das flores. Leia o rótulo para determinar quanto adicionar.

Deixe as crianças fazerem jardinagem

Tanto você quanto a criança devem usar luvas para proteger as mãos. A criança deve ter suas próprias ferramentas de jardinagem, e você pode até mesmo comprar ferramentas infantis para lhe dar. Faça jardinagem com a criança, e mostre a ela como cavar um pequeno buraco para colocar as sementes ou como encher um vaso de terra.

Se você transplantar uma flor de um vaso para o jardim, deixe que ela lhe assista e, então, tentar fazer o mesmo sozinha — uma tentativa falha é uma chance de aprender. Nunca fique bravo ou impaciente, pois a experiência deve ser positiva para a criança. Observe as plantas diariamente e ensine a criança a regá-las sempre que necessário.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível