Mais
×

Como plantar usando o ciclo lunar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Plantar de acordo com o ciclo lunar é uma maneira de produzir colheitas saudáveis e manter os jardins naturais e bonitos ao longo do ano. A influência da lua nos níveis de água da Terra, como vemos nos oceanos, afeta tudo no planeta, incluindo a atmosfera, plantas, animais e a biosfera inteira. Plantar de acordo com as fases da lua nos permite determinar a exigência de água necessária para nossas plantações, como também as melhores épocas para o plantio.

Instruções

Faça uma bela colheita fazendo uso das fases lunares (Visage/Stockbyte/Getty Images)
  1. Compre um calendário lunar e se familiarize com os termos. Observe o luar e posicione seu próprio corpo de acordo com os ciclos da lua. Em breve, a época de plantar, cuidados com a horta e a saúde delas segundo as fases da lua vão virar hábitos.

  2. Prepare seu solo para o plantio fazendo seu próprio adubo ou comprando fertilizante de um fazendeiro ou loja local e o aplique no solo. Você deve preparar o solo no começo do outono, quando a lua estiver na fase minguante, deixando o solo com adubo durante o inverno e criando uma superfície perfeita para o plantio na primavera.

  3. Adicione lixo orgânico ao seu solo sempre que possível se o seu solo receber muita luz solar. Solos mais iluminados contém menos bactéria, prejudicando a fertilização e não incubando muito bem as suas plantas. Geralmente, quanto menos iluminado, melhor.

  4. Encontre a melhor fase da lua para fazer seu cultivo. Plantas que crescem sobre a terra ao longo do ano devem ser plantadas na lua crescente ou minguante, em época próxima à lua cheia. Plantas com raízes devem ser plantadas logo após a lua cheia.

  5. Programe sua jardinagem de cada dia uma hora antes ou depois do nascer da lua ou depois da lua se pôr. Por exemplo, sementes prosperam em solo quente, então plantá-las à tarde antes do nascer da lua cria um ambiente perfeito para suas sementes florescerem. Confira seu calendário lunar para horários específicos.

  6. Pode suas plantas nas horas matinais na pálida lua minguante, quando o nível da água estiver abaixando. Isso vai minimizar a perda de água por parte da planta. O enxertamento, por outro lado, deve ser realizado na lua nova quando as plantas estiverem cheias de água, permitindo um enxertamento mais fácil de manusear.

O que você precisa

  • Calendário lunar
  • Adubo
  • Plantas e sementes
  • Tesoura de poda
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article