Plantas medicinais que tratam hipertensão

Escrito por ann brzezniak | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Plantas medicinais que tratam hipertensão
Bulbos de alho (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A hipertensão arterial é muitas vezes um assassino silencioso. As pessoas não percebem que sua pressão arterial é alta até que um exame de saúde ou físico revele essa condição.

A pressão arterial é classificada por dois números: o número é superior é a pressão sistólica e o número mais baixo é a diastólica. A pressão sistólica indica quanto o coração está trabalhando, quando bombeia sangue pelo corpo. A diastólica é a medida de quando o sangue está fluindo, no espaço entre dois batimentos cardíacos consecutivos.

A pressão arterial normal deve ser inferior a 120 por 80. Quando ela é maior do que 140 por 90 é considerada alta, sendo que qualquer número intermediário é diagnosticado como pré-hipertensão.

Além de medicação, uma dieta com colesterol, gordura e sódio reduzidos e exercícios, a hipertensão pode ser reduzida naturalmente com comidas simples, facilmente encontradas em mercearias ou até mesmo no seu jardim.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos do alho na hipertensão

O "allium sativum", ou alho de jardim, tem a vantagem de reduzir o colesterol no sangue e, assim, reduzir a pressão sanguínea elevada. Um membro da família da cebola, o alho ajuda a diluir o sangue evitando que plaquetas grudem umas nas outras, diminuindo naturalmente a pressão arterial. Uma razão para isso é a presença de substâncias contendo enxofre no alho. Elas têm a capacidade de diminuir os lípidos, chamados de "gordura do sangue", mas os mecanismos exatos de como isso funciona no sangue são ainda desconhecidos.

A relação do pilriteiro com a hipertensão

Embora não haja uma correlação direta entre o pilriteiro e a pressão sanguínea elevada, essa erva é conhecida por exercer um efeito positivo sobre o coração e sobre o sistema vascular. Assim, a diminuição da pressão arterial acaba sendo um efeito colateral positivo da sua utilização. O pilriteiro funciona aumentando o fluxo de sangue através das artérias coronárias permitindo que oxigênio e nutrientes sejam transportados mais facilmente até o coração. Em relação ao sistema vascular, ele estabiliza o colágeno nos vasos sanguíneos, mantendo-os estreitos e saudáveis, e também os torna mais eficientes no transporte do sangue até o seu destino. O pilriteiro pode também aumentar a absorção de vitamina C através dos vasos sanguíneos, pois contém algumas substâncias químicas presentes nas plantas, chamadas de flavonoides.

Visco branco

O "viscum album", ou visco branco, é outro remédio natural para a pressão arterial alta. Acredita-se que a palavra "visco" seja derivada de uma palavra celta que significa "cura-tudo". Uma infusão feita a partir de uma colher de chá de suas folhas e ramos já é o suficiente para apresentar tais benefícios. No entanto, não se recomenda que esta quantidade diária seja excedida.

Aipo

Comer aipo cru pode realmente ajudar a baixar a pressão arterial. A ftalida é a substância química presente nele que ajuda a obter tal resultado. Ela auxilia na dilatação das paredes dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua mais facilmente. Uma desvantagem do aipo é seu elevado teor de sal, que pode acabar se contrapondo ao processo.

Ginseng

Juntamente com a diminuição do stress e da fadiga, o ginseng (americano ou siberiano) pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea, se consumido em doses pequenas durante um longo período de tempo. Seus efeitos colaterais incluem irritabilidade, ansiedade, dores de cabeça e palpitações.

Zimbro

O consumo do zimbro reduz a pressão sanguínea retirando o excesso de líquido no sangue. Meia colher de chá dessa erva fervida em água quente pode ajudar consideravelmente na redução da pressão sanguínea.

Hibisco

As folhas de hibisco também ajudam a reduzir a pressão arterial. Basta fervê-las e servir o chá quente ou frio, com uma pequena quantidade de açúcar ou adoçante artificial. O sabor se assemelha ao do suco de cranberry.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível