Por que as plantas necessitam de luz?

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as plantas necessitam de luz?
As plantas são um dos únicos organismos vivos que conseguem produzir seu próprio alimento (La_Corivo/iStock/Getty Images)

A capacidade de produzir o próprio alimento está entre as principais diferenças entre plantas e animais. Para conseguir fazer a própria comida, as plantas precisam de luz. Se você não acredita, faça o teste. As plantas deixadas nos cantos mais escuros da casa não se desenvolvem bem. Já as que estão na janela, próximas à luz do sol, costumam crescer fortes e viçosas. E isso não é à toa. É graças à luz que as plantas são capazes de realizar o processo da fotossíntese. Na fotossíntese, as plantas absorvem água e sais minerais através de suas raízes e os transportam por meio de vasos condutores até suas folhas. Conheça agora os passos que levam todas as plantas a produzirem os próprios alimentos.

Outras pessoas estão lendo

Ingredientes básicos

As plantas precisam de três ingredientes básicos para realizar a fotossíntese: luz solar, água e gás carbônico (CO2). O objetivo principal do processo é fazer com que as plantas absorvam água e sais minerais através de suas raízes para transportá-los para as folhas. Essa solução é chamada de seiva bruta. Você deve saber que as plantas possuem um pigmento que dá a elas a cor verde. Essa coloração é a clorofila, elemento que faz com que as plantas sejam capazes de absorver a luz solar.

Por que as plantas necessitam de luz?
Os principais ingredientes são: luz solar, água e CO2 (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Transformando luz em energia

Quando a clorofila absorve um fóton (substância presente na luz), a energia luminosa é transferida para a planta. A energia se concentra na chamada molécula aprisionadora da clorofila. Essa energia luminosa vai desencadear todo o processo pelo qual as plantas usam CO2 e H2O (água) presentes em seu ambiente para transformá-los em glicose (açúcar) e O2 (oxigênio). A planta usa o açúcar produzido como alimento e libera o oxigênio na atmosfera. Praticamente todo gás oxigênio presente em nossa atmosfera foi resultado do processo de fotossíntese. Alguns cientistas chegam a afirmar que seriam necessários cerca de 2000 anos para se renovar toda essa quantidade de oxigênio presente na Terra.

Por que as plantas necessitam de luz?
Todo o oxigênio da Terra veio do processo de fotossíntese (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Tipos de planta

Sem a luz do sol, não seria possível a vida em nosso planeta. Isso porque todos nós precisamos de oxigênio para sobreviver. Dessa forma, podemos afirmar que todos somos dependentes da energia luminosa. No caso das plantas, algumas espécies precisam de mais luz do que outras. Plantas helófilas, por exemplo, são aquelas que precisam de mais luz. O girassol é um exemplo de planta helófila. Por esse motivo, elas geralmente se encontram em locais bem iluminados. Já as plantas umbrófilas são aquelas que se encontram em lugares de sombras. Plantas como musgos não precisam de muita luz, então elas crescem em locais mais escuros e úmidos.

Por que as plantas necessitam de luz?
Existem plantas que precisam mais da luz solar do que outras (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Fatores limitantes

A fotossíntese das plantas é dividida em etapas que podem estimular ou limitar o processo da fotossíntese. Alguns estudos comprovaram que a temperatura é muito importante do processo de fotossíntese. Após atingidos os 35ºC, os níveis de produção das plantas ficam desnaturados, causando danos para as plantas. Outro fator limitante é a concentração de gás carbônico. Naturalmente, existem 0,03% de CO2 na atmosfera e, pela lógica, quanto mais gás carbônico tiver, mais fotossíntese as plantas podem fazer, certo? Errado. Quando esse limite chega a
0,3%, ou seja, dez vezes mais da quantidade naturalmente presente na atmosfera, a planta deixa de fazer fotossíntese. Na verdade, quanto mais luz melhor para a fotossíntese, ao menos em tese. Também existe um limite de luz para que a planta consiga fazer fotossíntese. Quando ela atinge esse limite, também chamado de saturação luminosa, todo o processo é interrompido.

Por que as plantas necessitam de luz?
Temperatura, gás carbônico e quantidade de luz podem limitar a fotossíntese (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível