Pneumonia grave em cães

Escrito por tami mason | Traduzido por lara scheffer
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pneumonia grave em cães
Visite seu veterinário imediatamente se suspeitar que seu animal está com pneumonia (Comstock/Comstock/Getty Images)

Pneumonia é um termo muito comum usado para descrever uma inflamação dos pulmões, entretanto, existem vários tipos diferentes de pneumonia, que podem ser causados por um vírus, bactéria, fungos ou parasitas. A pneumonia é uma doença muito incomum em cães adultos e saudáveis, ela geralmente afeta animais muito novos ou muito velhos, ou aqueles com um sistema imunológico fraco, causado por outra doença. A pneumonia grave pode oferecer riscos de vida e você deve procurar ajuda veterinária imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Filhotes sofrendo de tosse do canil correm risco de desenvolver a pneumonia bacteriana, assim como cães sofrendo de bronquite, traqueia em colapso ou corpos estranhos bloqueando as vias respiratórias. A pneumonia fúngica é causada por infecções fúngicas e pela inalação de esporos de fungos. A cinomose, parvovírus ou uma infecção respiratória superior são as principais causas da pneumonia viral. Vermes pulmonares e cardíacos podem levar à pneumonia parasitária, alérgenos podem causar a pneumonia alérgica e a inalação de fumaça ou de produtos químicos pode causar a pneumonia química. Aspiração de líquidos nos pulmões pode causar a pneumonia de aspiração canina.

Pneumonia grave em cães
A tosse de canil pode causar a pneumonia se não for tratada adequadamente (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Sintomas

Os sinais da pneumonia são tosse úmida, que indica líquido nos pulmões, febre, depressão ou indiferença e respiração e pulso acelerados. Às vezes, uma secreção grossa de muco nasal também está presente. Em casos graves, o cachorro irá se sentar ou deitar com sua cabeça estendida e cotovelos virados para fora. Isso acontece porque o animal está tentando expandir seu peito o máximo possível. Embora a tosse seja o sintoma principal de pneumonia, ela também pode ser causada por vários outros motivos, então sempre converse com seu veterinário.

Pneumonia grave em cães
Indiferença e depressão são apenas um sintoma da pneumonia (Janie Airey/Lifesize/Getty Images)

Tratamento

O veterinário irá fazer o diagnóstico com um raio-X do peito e exames de sangue. Cachorros com sintomas leves podem ser tratados em casa com antibióticos, mas aqueles com sintomas mais graves precisam de hospitalização urgente e cuidados veterinários 24 horas. Depois que o cão for hospitalizado, o veterinário utilizará terapia de líquidos intravenosos para manter o nível de líquido no sistema do animal. Tossir é importante, já que remove o pus e líquidos dos pulmões, e a terapia de líquidos intravenosos evitam que esses fluídos sequem a ponto de não poderem ser expelidos. O veterinário irá prescrever vários antibióticos e tratamento físico, dando tapinhas no peito do cachorro para soltar um pouco do líquido, é frequentemente usado.

Pneumonia grave em cães
O veterinário começará com um raio-X do peito para confirmar o diagnóstico (Dean Golja/Digital Vision/Getty Images)

Cuidados após tratamento

Quando seu cão for liberado para ir para casa, mantenha-o aquecido e seco, só permita que ele vá para fora para fazer as necessidades e fazer exercícios leves, e não deixe-o ficar com frio ou molhado. Usar um vaporizador por dez ou quinze minutos diariamente continuará a ajudar a soltar qualquer fluido que ainda permaneça nos pulmões. Uma outra alternativa é ligar o chuveiro e deixar o cachorro no banheiro cheio de vapor. Execute o tratamento físico várias vezes por dia e certifique-se de que entendeu a dosagem de antibióticos que você deve dar a ele. Você também precisará voltar ao veterinário com seu cachorro para check-ups e possivelmente mais raios-X, para garantir que o tratamento está progredindo bem.

Pneumonia grave em cães
Mantenha o cachorro aquecido, seco e confortável (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível