Pontos principais para observação de uma sala de aula

Escrito por christine lebednik | Traduzido por carolina pires
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pontos principais para observação de uma sala de aula
A observação de sala de aula tem vários propósitos, como avaliar a efetividade de um conteúdo novo no sistema escolar (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

O propósito fundamental da observação de sala de aula da qual você fará parte, define os pontos principais da observação. Um profissional da área de educação observaria pontos diferentes de um pai observador, por exemplo. Profissionais da área de educação também podem participar em formas diferentes de observação da sala de aula. Saber os pontos principais para uma variedade de diferentes formas de observação de uma sala de aula, pode te ajudar a decidir quais são os fatores principais em relação ao seu propósito ao conduzir uma observação.

Outras pessoas estão lendo

Professor monitor

Pessoas que estão se preparando para entrar na profissão de professor devem passar um certo período observando um professor trabalhando, como parte de seu treinamento para a profissão. O ponto principal nesse caso inclui procurar por estratégias usadas pelo professor na sala de aula, e analisar estas estratégias. O monitor deve também procurar por problemas ou possíveis situações problemáticas em uma sala de aula para que possa criar soluções em potencial. O monitor observador também pode utilizar a observação em classe para desenvolver uma intuição para procedimentos, regras e métodos aplicados na configuração de uma sala de aula.

Pais

Um pai pode querer observar salas de aula em várias escolas diferentes para fazer uma escolha apropriada quando estiver considerando transferir seus filhos de pré-escola ou mais velhos para uma escola diferente. Pais podem também observar a classe de uma criança que já está em uma escola em particular. Um pai observando a escola em que ser filho já estuda deverá ficar atento a coisas como interações dentro da sala de aula. Com eficiência, observará como as crianças interagem umas com as outras, o professor, os materiais e as atividades da classe. Um pai observador também deve notar crianças com modos de aprendizado diferentes e como o professor ajuda cada criança a encontrar sua melhor forma de aprender. Pais que estão considerando várias escolas para matricular seus filhos futuramente devem observar também as evidências de filosofias educacionais que coincidam ou entrem em conflito com o sistema de valores individual de sua família.

Supervisores

Professores em exercício do cargo ou não podem ter horários diferentes para observações avaliativas de salas de aula. Diretores, membros do conselho escolar e superintendentes podem ter o direito de observar aulas para este propósito em escolas públicas. Colégios religiosos podem designar superiores da ordem religiosa ou pessoas do clero com autoridade sobre a congregação na qual a escola opera para conduzir tais avaliações através da observação de classe. Este tipo de observação de sala de aula coloca a figura de autoridade observando e avaliando competências do professor, como conhecimento do conteúdo, habilidades e estratégias de ensino, e capacidades de planejamento e preparação.

Programa/Orientação

Outro tipo de observação envolve a avaliação de um programa ou orientações. Uma orientação de classe tem o propósito de avaliar a implementação de um conteúdo específico, como um programa piloto. Estas orientações podem também observar a implementação de estruturas de conteúdo revisado para uma disciplina específica como história, estudos religiosos ou de uma língua estrangeira. Enquanto a avaliação para orientação pode envolver a observação de uma aula inteira, pode também compreender intervalos menores aproximados de 10 a 15 minutos. Este tipo de observação também procura identificar formas de melhorar a integração do conteúdo em uma ou mais classes no sistema escolar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível