Porções e calorias em uma dieta para diabetes

Escrito por charlotte mission | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Porções e calorias em uma dieta para diabetes
É importante que diabéticos sigam uma dieta saudável com poucas calorias e muitos nutrientes (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Para pessoas lidando com uma diabete crônica (tipo 1 ou 2), caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue, é importante escolher refeições que incluem o maior número possível de alimentos saudáveis e nas quantidades certas, a fim de manter o nível de açúcar no sangue dentro de uma margem ideal. Como resultado, seguir uma dieta feita para diabéticos significa controlar seu peso e açúcar no sangue através de um menu com poucas calorias, mas rico em nutrientes, com porções moderadas e nas horas certas.

Outras pessoas estão lendo

Alimentos ricos em nutrientes

Uma dieta apropriada que mantém o nível de sangue e peso controlados proporciona alívio dos sintomas da diabetes, além de outras complicações relacionadas que podem surgir. Por isso, é essencial incluir todos os três grupos alimentares (gordura, proteína e carboidrato) sem exagerar nos carboidratos com alto teor de açúcar ou outras opções muito calóricas. Uma dieta eficaz depende de pouca gordura, é rica em nutrientes e em alimentos ricos em fibras como vegetais, frutas, feijão, cereal com pouca gordura, peixe, nozes e iogurte.

Contando calorias e carboidratos

As recomendações de ingestão de alimentos podem ser diferente se você tem a diabetes tipo 1 ou 2 e pode depender da sua idade, sexo, peso atual, tipo de corpo e estilo de vida. Dito isso, de acordo com especialistas no site Endocrineweb, pacientes com diabetes tipo 1, mais preocupados em combinar a ingestão de alimentos com níveis de insulina e metabolismo pessoal, devem ter uma dieta de aproximadamente 16 calorias por 500 g do corpo por dia. E pacientes com diabetes tipo 2 geralmente aderem a uma dieta de 1.500 a 1.800 calorias por dia para promover a perda de peso ou manter um peso ideal.

Como regra geral, carboidratos devem compor aproximadamente 50% dessas calorias diárias (com uma margem aceitável de 40 a 60%). Contudo, os benefícios do consumo de poucos carboidratos podem ser anulados por uma dieta com muita gordura aderida para compensar a ausência desse grupo. Como resultado, pessoas com uma dieta para diabetes devem evitar substituir gorduras saturadas por alimentos com muitos carboidratos.

Equilibrando o açúcar

A maioria das pessoas com diabetes pode comer alimentos contendo açúcar contanto que a quantidade total de carboidratos nesses alimentos permaneça consistente. Portanto, a melhor escolha para um doce é um que contenha pouca gordura, como iogurtes, nozes, ou bolachas de maisena, que também agem como um substituto dos carboidratos da sua dieta diária.

Porções moderadas

Cuidar dos tamanhos das refeições pode reduzir os efeitos negativos da diabetes e até reduzir as suas chances de desenvolvê-la. Comece registrando quanto você consome em três dias. Então, determine o quanto é realmente apropriado para comer, fazendo cortes se necessário, ao levar em consideração e comparando com os guias de porções seguintes: 85 g de carne, peixe, aves (aproximadamente o mesmo tamanho da palma da sua mão), 28 g de queijo (aproximadamente o mesmo tamanho que seu dedão), uma fatia de pão, 1/2 xícara de arroz ou massa, 1/2 xícara de batata ou milho e 3/4 xícara de cereal seco.

Refeições consistentes

Consistência é a palavra chave para quando aderir às dietas para diabetes, já que o corpo reage a qualquer caloria e gordura excessiva criando um aumento indesejável no nível de açúcar. Controlar e planejar as refeições pode significar poucas variações no que come — especialmente quando se trata de carboidratos — e a facilidade para controlar o nível de açúcar no sangue.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível