Saúde

Como fazer um portfólio sobre o desenvolvimento infantil em sala de aula

Escrito por rebecca mayglothling | Traduzido por natalia peres
Como fazer um portfólio sobre o desenvolvimento infantil em sala de aula

Interaja com o bebê diariamente para assegurar-se de que ele está se desenvolvendo corretamente

Photos.com/AbleStock.com/Getty Images

As crianças se desenvolvem muito rapidamente no primeiro ano de vida. Algumas etapas do desenvolvimento acontecem uma seguida da outra, como uma criança ver um objeto e depois tentar alcançá-lo com as mãos. Apesar da maioria das crianças desenvolverem-se no mesmo ritmo médio existem problemas médicos e sociais que podem diminuir ou até parar o desenvolvimento infantil. Cuidadoras numa creche infantil normalmente mantêm um fluxograma ou portfólio infantil para assegurar-se de que todas as crianças sejam monitoradas e que quaisquer problemas de desenvolvimento sejam identificados e tratados rapidamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Pasta de arquivo
  • Folha de caderno
  • Guia de desenvolvimento
  • Trabalho de arte estudantil

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Pegue uma folha de caderno e coloque dentro da pasta de arquivo. Etiquete a pasta com o nome da criança de forma legível. Se a pasta for usada em grupo, use uma divisória de papel para etiquetar em cima. Se a pasta for usada individualmente, etiquete na frente com letras legíveis.

  2. 2

    Observe a criança e compare suas atividades com um guia de bom desenvolvimento infantil. Por exemplo, registre quando a criança rolar e verifique a ação dela no guia de desenvolvimento. Faça uma anotação no portfólio lembrando a idade da criança quando ela rolou e a idade esperada para uma criança rolar.

  3. 3

    Consiga informações sobre o desenvolvimento intelectual e a coordenação motora da criança. Por exemplo, repare quando a criança conseguir arrastar um giz de cera grande com ajuda e deixe-a "desenhar" com ele. Repare qual mão a criança usa e como ela reage à atividade. A criança exibiu um pouco de curiosidade ou frustração? Ela sorriu ou pareceu angustiada tentando usar o giz de cera? Registre exemplos dos trabalhos de arte da criança na pasta com a data, nome e idade da criança na parte de trás para acompanhar o progresso dela.

  4. 4

    Use o portfólio para compartilhar informações sobre o desenvolvimento com os pais, futuros professores e com o diretor da instituição. Se preocupações em relação ao desenvolvimento aparecerem, compartilhe-as imediatamente com o diretor e com os pais da criança.

Dicas & Advertências

  • Nunca compartilhe um portfólio infantil com outros pais. Obtenha concessões assinadas pelos pais para que avós, tias, tios e outros adultos possam ver o portfólio. Ignorar esta regra resultará em uma quebra de confidencialidade e pode rescindir seu contrato de trabalho se o manual do funcionário destacar regras de confidencialidade e consequências.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media