É possível defumar carne em um fogão convencional?

Escrito por ann johnson | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É possível defumar carne em um fogão convencional?
É possível defumar carnes em um forno convencional (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A defumação de carne, como no churrasco, tipicamente é executada em áreas externas. Mas você pode ter um desejo por costelinhas de porco defumadas quando a neve está cobrindo o seu quintal ou quando a chuva está o prendendo dentro de casa. Ao invés de ignorar o seu paladar, tente uma técnica de defumação na qual você utiliza o seu forno convencional. Os puristas podem insistir que o método de fogo baixo e lento da defumação em área externa produz resultados superiores, mas você pode obter carnes defumadas perfeitamente aceitáveis usando apenas o seu forno comum.

Outras pessoas estão lendo

Defumadores tradicionais

Um defumador externo tradicional usa energia elétrica, gás, lenha ou carvão para fornecer combustível para cozinhar a carne. Em defumadores elétricos e a gás, lascas molhadas de madeira são acrescentadas ao defumador para produzir a fumaça; você também pode acrescentar essas lascas a um defumador de carvão. Esse tipo de defumação, com a comida sendo cozida em aquecimento baixo, leva bastante tempo, algumas vezes o dia inteiro ou até mesmo uma noite toda.

Carvão

Embora você possa defumar alimentos em ambientes externos usando carvão, nunca use esse combustível dentro de casa, no seu forno convencional. Os gases tóxicos produzidos pelo carvão se tornam altamente perigosos quando confinados dentro de casa. Adicionar carvão quente a um forno também aumenta o risco de incêndio.

Lascas de madeira

Alguns defumadores externos usam lascas de madeira para o combustível; em outros, eles apenas produzem a fumaça. Algumas receitas para defumação dentro de casa em um forno convencional fazem uso das lascas de madeira. Nunca escolha a sua madeira aleatoriamente, pois algumas madeiras resinosas como pinha, abeto e cedro não são seguras para esse tipo de cozimento. A madeira de algumas árvores frutíferas e da nogueira amarga são ideais para a elaboração das lascas. Use materiais que são comercializados especialmente para defumar alimentos e siga as instruções do fabricante; veja se há quaisquer restrições em relação ao uso em ambientes internos. Se as instruções recomendam molhar as lascas, você pode substituir a água por líquidos flavorizantes, como suco de maçã, para acrescentar um sabor extra à sua comida.

Receitas

Receitas para defumação em áreas internas, em um forno convencional, tipicamente recomendam colocar uma panela de lascas de madeira molhadas dentro do forno enquanto a carne assa. Esse método pode deixar a sua casa com um cheiro de fumaça, além de deixar resíduos em seu forno.

Fumaça falsa

Você pode obter diferentes sabores na comida defumada sem usar lascas de madeira ao acrescentar fumaça líquida na sua marinada. Alternativamente, você pode misturar a fumaça líquida em uma panela de água e colocá-la no forno, enquanto o alimento está sendo cozido, criando um vapor esfumaçado. Embora esse método não cozinhe o alimento do mesmo modo que a defumação tradicional, ele dá à carne um sabor e aroma defumado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível