Posso ser demitido por problemas de saúde mental?

Escrito por alexis writing | Traduzido por camille sampaio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Alguns tipos de problemas mentais não impedem pessoas de exercer seus trabalhos. Entretanto, em algumas circunstâncias, mesmo as pessoas com estes tipos de doenças mentais podem deixar sua condição atrapalhar seu trabalho. Muitos administradores são cautelosos quanto a demitir um empregado mentalmente doente devido a proteções especiais relacionadas ao emprego. Em algumas circunstâncias, a demissão é determinada como justificada e razoável.

Outras pessoas estão lendo

Ato de Americanos com Deficiências

Geralmente, a decisão de demitir um empregado recebe mais do que uma avaliação. Isto é devido à proteção oferecida para aqueles que são deficientes pelo Americans with Disabilities Act (Ato de Americanos com Deficiências, em tradução livre) ou o ADA. A lei foi criada em 1990 e proíbe os maus tratos de pessoas com deficiência. A lei se refere a emprego, educação, habitação e acesso ao serviço público, e determina que os empregadores devem fazer todos os esforços viáveis e razoáveis para atender às necessidades de uma pessoa mentalmente doente no ambiente de trabalho uma vez que são contratadas, não sendo possível fazer a opção de não contratá-las com base apenas em sua doença mental. Se esses esforços não forem feitos pelo empregador e o empregado for despedido, há motivos para o empregado com problemas mentais tomar medidas legais contra o empregador por discriminação, de acordo com a Escola de Direito da Universidade de Cornell.

Direito dos empregadores demitirem o funcionário

Se o empregador tiver usado todas as oportunidades de fazer considerações razoáveis ​​para auxiliar o indivíduo mentalmente doente na realização de suas tarefas e funções necessárias no trabalho e o empregado ainda não puder executar as funções de trabalho, o empregador tem todo o direito de rescindir o contrato do empregado. É razoável esperar que todos os empregados, incluindo aqueles com uma doença mental, irão se comportar corretamente no ambiente de trabalho com os clientes e colegas de trabalho, além de executar suas funções necessárias. Portanto, quaisquer rompantes em direção aos colegas de trabalho ou clientes são legítimos motivos para a rescisão, independentemente do estado mental de um empregado. Além disso, a incapacidade de realizar o trabalho após terem sido feitos esforços razoáveis ​​e necessários para ajudar alguém a executar suas funções também é motivo para a rescisão justificada, independentemente da capacidade mental.

Você pode ser demitido por problemas mentais?

De acordo com a lei, portanto, você não pode ser demitido por problemas mentais a menos que eles interfiram na sua capacidade de realizar o trabalho, e se o empregador não puder acomodar seu problema razoavelmente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível