Como saber se você possui um disjuntor fraco

Escrito por steve sloane | Traduzido por franciele gobi
Como saber se você possui um disjuntor fraco
Disjuntores são localizados na caixa de fusíveis (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Um disjuntor fraco pode desligar quando não há nada de errado, ou pode não desligar quando necessário (caso haja um curto circuito no sistema). Testar um disjuntor para verificar seu funcionamento é um processo simples que pode ser feito com um testador de tensão. Caso ele esteja funcionando inadequadamente, o circuito não deve ser utilizado até que um novo disjuntor seja instalado.

Instruções

  1. 1

    Abra a cobertura da caixa do disjuntor, a qual, geralmente, se localiza em uma parede externa do porão ou garagem. Localize o disjuntor que deseja testar -- eles geralmente são marcados com o circuito que alimentam, ou uma lista no interior da caixa contém essa informação.

  2. 2

    Verifique se o interruptor do disjuntor está na posição "On" (Ligado). Caso contrário, mude-o para "Off" (Desligado) e, então, para "On". (Alguns interruptores, quando pressionados, ficam na posição entre "On" e "Off"). Para disjuntores mais novos, pressione o botão "Teste" na parte frontal do mesmo. Isso irá desligá-lo. Caso ele não desligue, isso indica que ele está fraco ou defeituoso e precisa ser substituído. Caso ele funcione como deveria, coloque o interruptor na posição "On".

  3. 3

    Remova a cobertura interna da caixa do disjuntor, com o auxílio de uma chave de fenda para soltar e remover os parafusos. Certifique-se de não tocar nenhuma parte metálica na caixa do disjuntor com nenhuma parte do seu corpo.

  4. 4

    Insira novas baterias a um testador de tensão de 500 volts. Encoste um dos dentes do testador em um dos parafusos terminais do disjuntor e, então, encoste o outro dente do testador na caixa do disjuntor ou na barra de terra. Caso a luz do testador acenda, o disjuntor está funcionando adequadamente. Caso a luz continue apagada, o disjuntor está fraco ou defeituoso e precisará ser substituído.

  5. 5

    Recoloque a cobertura interna da caixa do disjuntor e feche a cobertura exterior.

Dicas & Advertências

  • Caso o disjuntor esteja realmente fraco ou defeituoso, substitua-o com um novo disjuntor com a mesma amperagem.

O que você precisa?

  • Chave de fenda
  • Testador de tensão de 500 volts e bateria

Lista completaMinimizar