Como usar a prata para cicatrizar feridas

Escrito por page turner | Traduzido por valeria jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como usar a prata para cicatrizar feridas
As soluções de prata coloidal diminuem a inflamação na ferida (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Antes dos antibióticos, a prata era o tratamento mais comum para uma grande variedade de infecções, queimaduras e doenças. Elemental, ou coloidal, a prata foi bem documentada como um desinfetante na antiga Roma e Grécia. Mais recentemente, mostrou-se que ela é eficaz como um agente para manter a água potável em naves da NASA. Os íons de prata, ou radicais livres de prata, têm propriedades antimicrobianas, antibacterianas e anti-inflamatórias que promovem a cicatrização tecidual. De acordo com a biblioteca on-line Merck, as pessoas recorrem a alternativas para uma infecção natural a fim de evitar alergias, efeitos colaterais negativos e resistências bacterianas associadas aos antibióticos. O desafio mais importante é conferir os benefícios positivos de prata a uma ferida sem incorrer em alguns dos riscos associados aos complexos tóxicos muitas vezes usados ​​como métodos de administração.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Ataduras revestidas de prata ou solução de prata coloidal

Lista completaMinimizar

Instruções

    Cicatrização com prata

  1. 1

    Saiba que tipo de prata usar. Embora tenha sido mostrado que a prata aumenta a cicatrização através das suas propriedades antimicrobianas, muitos dos compostos usados para administrá-la podem ser cáusticos para o tecido da pele. A sulfadiazina de prata, por exemplo, é um creme solúvel em água utilizado principalmente para pequenas queimaduras e feridas, o qual não penetra mais do que alguns milímetros. A sulfadiazina neutraliza as propriedades curativas da prata, causando, no entanto, uma taxa desaceleração de cicatrização e até toxicidade para a medula óssea. Os sais de prata, como nitrato de prata, estão mais facilmente disponíveis e são ligeiramente mais seguros. O nitrato pode também atuar como uma toxina oxidante às células de cicatrização, especialmente em doses de 2% ou maior. Procure uma solução a 0,5% para um antimicrobiano menos tóxico para as feridas.

  2. 2

    Encontre os sistemas mais seguros e mais potentes disponíveis para administração de prata. As soluções de prata coloidal eletricamente carregadas e ataduras que liberam prata estão disponíveis em muitas lojas de produtos naturais e varejistas on-line. É reportado que as soluções de prata coloidal diminuem a inflamação na ferida e agem como um forte antibacteriano. De acordo com o site BurnSurgery.org, "a prata elementar ou iônica (prata coloidal), sem adição de um composto, tem produzido historicamente os melhores resultados de cicatrização de feridas e antibacterianos." O Acticoat é um curativo que contêm camadas de gaze revestidas de prata. Este método mais recente tem se mostrado eficaz ao matar agentes patogênicos e reduzir a inflamação sem toxicidade. A atadura de liberação lenta é um método de distribuição puro que controla o odor e cura as feridas rapidamente. Um estudo da Clínica Mayo de 2008 mostrou uma taxa de cura de 97%, bem como desconforto reduzido.

  3. 3

    Aplique o curativo ou a solução conforme indicado pelo rótulo ou pelo médico. As soluções de prata se tornam instáveis à luz, por isso devem ser armazenadas em um recipiente protegido, aplicadas topicamente e imediatamente cobertas com uma bandagem. Se necessário, examine a ferida e troque a atadura. Mantenha a ferida úmida, com boa drenagem e sem pus e detritos. Molhe o curativo Acticoat com água esterilizada para mantê-lo ativo e potente por até sete dias. Se a ferida não estiver cicatrizada dentro de sete dias, repita o processo por tantos dias quanto necessário.

Dicas & Advertências

  • Leia os rótulos e assegure-se de estar usando a prata mais pura possível.
  • A prata usada para a cicatrização é o mesmo elemento encontrado em joias e utensílios de prata, mas a coloidal contêm íons finamente dispersos, por isso a quantidade adequada para a cura é bastante acessível.
  • Para queimaduras ou infecções graves, dolorosas ou persistentes, é sempre aconselhável visitar um consultório médico ou hospital.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível