×
Loading ...

Como praticar chutes de longa distância no futebol

Atualizado em 10 maio, 2017

No futebol, chutar a bola é um talento muito subestimado. A maioria dos técnicos fala sobre a habilidade de passe, domínio de bola, jogar na defesa e ficar em forma. Mas, colocar a bola no fundo das redes e fora do alcance do goleiro é a verdadeira chave do jogo. Mesmo assim, os técnicos costumam falar muito pouco sobre a importância disso.

Instruções

Um chute certo pode fazer a diferença para um time (Pixland/Pixland/Getty Images)
  1. Coloque a bola na marca do pênalti e chute cinco vezes no gol, mirando nos cantos superiores de qualquer um dos dois lados da rede. Esse não é um chute de longa distância, mas servirá para que o jogador ganhe confiança para chutar a bola e colocá-la em um lugar que o goleiro não conseguirá alcançar. Depois de acertar cerca de quatro ou cinco chutes dessa distância, mova a bola cerca de 10 m para trás.

    Loading...
  2. Dê uma distância de três passos da bola e chute-a com o melhor pé. Depois de descobrir qual a força necessária para chutá-la nos cantos superiores, trabalhe na precisão. Independentemente da quantidade de força colocada no chute, não será possível fazer o gol se a bola não entrar. Nunca chute a bola com os dedos do pé, é necessário acertá-la com a parte interna do pé dominante. Os melhores jogadores também conseguem chutar forte com o pé oposto.

  3. Trabalhe em chutar a bola rapidamente. Ótimos jogadores conseguem livrar-se da bola rapidamente. Para praticar, coloque cinco bolas alinhadas e chute-as uma depois da outra, até que a passada, chute e sequência fique padronizada. Um chute consistente é a chave para obter precisão e praticá-lo repetitivamente ajudará ao jogador a desenvolver uma memória muscular para tornar-se uma ameaça maior com chutes de longa distância.

  4. Trabalhe com um companheiro de time que passará a bola para você. Talvez em um jogo ocorram oportunidades que o atacante entre driblando a bola na zona ofensiva, mas a maioria das chances aparecerão através de passes de outros jogadores do time. Receber a bola e chutá-la rapidamente pode resultar em uma ótima oportunidade de gol. Praticar o domínio do passe e chute rápido ajudará o jogador a aproveitar melhor qualquer chance de gol, quando elas aparecerem.

Loading...

Dicas

  • Enquanto alguns técnicos tendem a desvalorizar a importância de um chute preciso, essa habilidade pode fazer a diferença entre uma vitória e derrota. Praticar chutes de longa distância pode recompensar um time com o gol da virada.
Loading ...
Loading ...