Como preparar um cronograma orçamentário

Escrito por melissa bajorek | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como preparar um cronograma orçamentário
As pessoas podem criar cronogramas orçamentários (still life with calculator image by Astroid from Fotolia.com)

Os calendários orçamentários são usados por governos, universidades, empresas e organizações. A pessoa ou grupo responsável por sua criação varia dentro de cada organização. Nas empresas, essa responsabilidade pode ser atribuída ao diretor financeiro, ao presidente da empresa, ao vice-presidente ou a um supervisor. Os calendários orçamentários normalmente são usados para que os esforços sejam concentrados em um projeto específico dentro de uma organização. Ele pode ser usado também para monitorar contabilidade pessoal, ajudando o indivíduo a manter o foco no controle para cumprir as metas financeiras.

Outras pessoas estão lendo

Preparação do cronograma orçamentário do Governo

Segundo o FMI, Fundo Monetário Internacional, a preparação do calendário orçamentário dentro dos governos começa com a designação de certas organizações e indivíduos e com a definição de suas responsabilidades, que devem ser concluídas dentro de um cronograma específico. Normalmente, esse processo é controlado pelo sistema jurídico e pelo quadro regulamentar e uma nação. Em alguns países, o ministro da Fazenda é a pessoa responsável por preparar o cronograma para o orçamento, que pode contar com a colaboração de outros órgãos e ministérios. Esse exercício é geralmente controlado por um departamento central de orçamento, ou por um ministério de orçamento isolado.

Como preparar um cronograma orçamentário
Os governos contam com pessoas, departamentos e ministérios para desenvolver os cronogramas para o orçamento (government building image by Dumitrescu Ciprian from Fotolia.com)

Planejamento plurianual

O FMI declara que os cronogramas orçamentários baseados apenas nos gastos do ano atual ou do seguinte podem ser enganosos e adverte que o planejamento dos gastos do governo deve ser prorrogado para mais de um ano. Isso ajuda os funcionários do governo a avaliarem completamente as implicações futuras dos gastos prováveis, baseando-se nas decisões políticas atuais. O FMI sugere que os indivíduos responsáveis pela análise e preparação dos cronogramas para o orçamento devam começar o processo orçamentário plurianual, preparando cenários fiscais de menor prazo, pois os quadros orçamentais demoram para ser desenvolvidos.

Cronogramas para orçamento pessoal

O processo utilizado para criar um cronograma orçamentário pessoal é idêntico ao sistema usado pelas grandes organizações. Primeiro você deve começar com um objetivo bem definido. Por exemplo, "economizar mais dinheiro" não é um objetivo bem definido, mas "guardar R$ 2.000 na poupança até o Natal" é mais apropriado. Analise sua renda e contas mensais e faça um plano para as despesas de emergência, assim seu cronograma será realista. Crie uma planilha ou uma agenda e anote todas as datas de vencimento, prazos e estabeleça um calendário para rever se os prazos estão atualizados. O estado da Califórnia, por exemplo, cria um cronograma orçamentário para um ano inteiro com datas específicas para análise e prazos para os projetos serem concluídos.

Como preparar um cronograma orçamentário
Você pode elaborar seu cronograma orçamentário em papel ou com a ajuda de um software (calendar image by Bartlomiej Nowak from Fotolia.com)

Software

Muitos indivíduos, empresas e escolas usam um software de calendário para desenvolver cronogramas orçamentários. Eles podem ser encontrados em versões compatíveis com sistemas Mac e PC. Ao usar o software de calendário, faça regularmente cópias de segurança e programe horários para rever os cronogramas dos objetivos definidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível