As principais atrações turísticas do Rio de Janeiro

Escrito por patrícia vergara
As principais atrações turísticas do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro é um paraíso ecológico que atraem turistas de todo o mundo (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Rio de Janeiro é conhecida no mundo inteiro como Cidade Maravilhosa. E não é à toa, a cidade encanta milhares de turistas todos os anos por conta de sua beleza natural e pela magia de seu carnaval, futebol, além de seu povo simpático e acolhedor. São muitos pontos turísticos imperdíveis para todos os gostos e bolsos, que contam um pouco da história desse lugar que um dia já foi capital do Brasil. Confira abaixo quais são as principais atrações turísticas.

Cristo Redentor

Principal cartão-postal da cidade, a estátua do Cristo Redentor fica no alto do morro do corcovado, a 700 metros de altitude. Para conseguir chegar até lá é preciso pegar um trem que atravessa por outro cartão-postal, o Parque Nacional da Tijuca, belíssima área preservada de mata atlântica dentro da cidade. O trajeto custa cerca de R$ 46 para adultos e R$ 23 para crianças de 6 a 12 anos e vale cada centavo.

As principais atrações turísticas do Rio de Janeiro
O Cristo Redentor foi eleito uma Sete Novas Maravilhas do Mundo (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Pão de Açúcar

Somente o caminho até o topo do Pão de Açúcar já é um show à parte. Para chegar lá é preciso ir até o belíssimo bairro da Urca e pegar o famoso bondinho, que faz duas paradas para que os turistas possam observar a beleza da paisagem. Na primeira a é possível avistar a Baía de Guanabara e Enseada de Botafogo. Na segunda, parte da orla da Zona Sul e Niterói. Durante o verão, o Pão de Açúcar recebe shows musicais nacionais.

As principais atrações turísticas do Rio de Janeiro
Durante o passeio no bondinho, o cenário lindo encanta (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Praias

As praias do Rio de Janeiro encantam não só os turistas como os artistas. Copacabana já foi cenário para muitos filmes e quadros e a praia de Ipanema será eternamente lembrada pela música "Garota de Ipanema", de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Uma das praias mais famosas do mundo, Copacaba é chamada de "princesinha do mar" e é responsável por um dos reveillons mais disputados entre os turistas de todo mundo, com uma queima de fogos que ilumina toda a região.

As principais atrações turísticas do Rio de Janeiro
A praia de Copacabana é uma das mais procuradas do mundo (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Mirante Dona Marta

A cerca de 360 metros de altitude, localizado em cima da favela Santa Marta, o Mirante é um ótimo lugar para quem quer apreciar o pôr do sol, pois tem uma vista panorâmica linda da cidade. De lá, é possível ver o Pão de Açúcar, Maracanã, a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor. É possível também fazer trilhas pelo local. O acesso é feito pela Estrada das Paineiras, através de carro ou vans turísticas.

As principais atrações turísticas do Rio de Janeiro
A entrada no Mirante Dona Marta é gratuita (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Santa Teresa

O bairro Santa teresa é quase uma volta ao passado dentro do Rio de Janeiro. O local fica no alto de uma colina e ainda possui os trilhos do bondinho do século XIX, que, segundo governantes, voltará a funcionar em 2014. Santa Teresa é reduto de artistas e boêmios cariocas, possuindo uma enorme quantidade de restaurantes, bares e ateliês, todos com arquitetura centenária. A escadaria Selarón, cenário de vários filmes e clips musicais, liga a Lapa ao bairro e possui 215 degraus decorados com mosaicos coloridos de cerâmica.

As principais atrações turísticas do Rio de Janeiro
Santa Teresa mantém seu charme do século 19 (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Maracanã

O maior estádio do Brasil, o Macaranã foi inaugurado na década de 1950 e recentemente reformado para a Copa do Mundo de 2014. O local é um atrativo cultural e esportivo, aberto para receber turistas mesmo nos dias em que não há jogos. Para os futeboleiros, há guias turisticos que levam até o gramado e o vestiário, além do Museu do Futebol, com um Hall da Fama dos principais jogadores do país. Porém o mais recomendado é ver um jogo da arquibancada e acompanhar toda a vibração da torcida.

As principais atrações turísticas do Rio de Janeiro
Maracanã foi recentemente reformado para a Copa de 2014 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)