Princípios da modificação de comportamento

Escrito por jacquelyn jeanty | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Princípios da modificação de comportamento
Alguns hábitos são difíceis de abandonar (tossing the habit image by Katrina Miller from Fotolia.com)

Romper com velhos hábitos e começar novos é difícil em qualquer idade, mas torna-se ainda mais difícil com o passar dos anos. Hábitos são comportamentos condicionados que evoluíram ao longo do tempo. Os princípios da modificação de comportamento usam este processo de condicionamento para desenvolver novos hábitos e eliminar os antigos. Reforços positivos e negativos são as ferramentas utilizadas em todo este processo.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

Os princípios da modificação de comportamento são baseados em um ramo da psicologia conhecido como teoria comportamental. O comportamento - bom ou mal - é visto como um hábito condicionado. O processo de mudança é uma questão de recondicionamento de antigos e novos comportamentos. B.F. Skinner - um psicólogo americano - é tido como o primeiro a desenvolver esta prática em meados dos anos 1900. Sua teoria do condicionamento operante serviu de base para os princípios por trás da abordagem de modificação de comportamento. Esta abordagem é útil para promover a mudança de comportamento em crianças, e tem sido utilizada para tratar indivíduos com distúrbios de ansiedade e transtornos obsessivo-compulsivos.

Novos comportamentos

Parte do condicionamento comportamental envolve as circunstâncias que levam a determinado comportamento. Estas circunstâncias definem o cenário onde o comportamento tem lugar. O princípio faz uso destas condições como uma maneira de desenvolver novos comportamentos. Uma vez que o comportamento desejado é alcançado, um reforço positivo ou uma recompensa é dada. O uso de recompensas funciona para motivar uma pessoa ao comportamento desejado. Para tarefas maiores, ou metas, o princípio da aproximação sucessiva pode ser usado como forma de recompensa quando a pessoa progride no alcance do objetivo.

Velhos comportamentos

Ao desenvolver um novo comportamento, ou hábito, a eliminação de comportamentos indesejáveis ​​torna-se parte do processo de mudança. A modificação de comportamento faz uso de técnicas de reforços negativos para eliminá-los progressivamente. O princípio da extinção funciona gradualmente removendo quaisquer reforços positivos que estejam ligados a um comportamento indesejável. Outra técnica - chamada de princípio da saciedade - estimula o indivíduo a se saciar do comportamento indesejado até perder o interesse. Uma forma mais direta de reforço negativo é baseada no princípio de punição em que o comportamento indesejado é emparelhado com um estímulo desfavorável.

Respostas emocionais

O processo utilizado na modificação de um comportamento emocional é feito de técnicas semelhantes que envolvem um reforço positivo e outro negativo. O princípio de anulação introduz um reforço negativo antes de um comportamento indesejável, como uma explosão de raiva. O princípio de redução do medo é usado para eliminar uma resposta indesejável dessensibilizando uma pessoa em relação ao evento ou objeto que causa temor. Isto é feito gradualmente expondo a pessoa à situação aos poucos, até que ela já não mais experimente sentimentos de medo.

Manutenção

Uma parte importante do desenvolvimento de um novo comportamento é manter uma nova rotina até que se torne parte regular do estilo de vida de uma pessoa. O princípio de substituição utiliza reforços positivos para manter um comportamento novo, substituindo uma recompensa mais forte no lugar da recompensa que vinha sendo utilizada. Isto é feito através da apresentação da nova recompensa logo após a recompensa antiga. A fim de reforçar ainda mais um novo comportamento, o princípio de diminuir reforços utiliza menos reforços positivos espaçados em intervalos mais longos. Isso incentiva a pessoa a trabalhar mais e mais pela mesma recompensa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível