Problemas nas folhas em plantações de morango

Escrito por lani thompson | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Problemas nas folhas em plantações de morango
Morangos são a única fruta cujas sementes ficam do lado de fora (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

De acordo com a Universidade Purdue, o morango é a fruta mais cultivada pelos norte-americanos em suas casas. As plantas são fáceis de cultivar e dão muitos frutos, produzindo de um a dois quartos de frutas por cada planta. Entretanto, têm a tendência de apresentar vários problemas que podem levar suas folhas a enrolar-se.

Outras pessoas estão lendo

Oídio

Oídio é o nome de uma doença causada por fungos que faz com que as folhas de morango curvem para cima. O aparecimento de um pó esbranquiçado que geralmente faz com que essa doença seja fácil de se identificar em outras plantas não é tão fácil de ver em alguns canteiros de morango. Procure por pontos amarelos ou avermelhados na superfície de baixo das folhas. À medida que a doença progride, os pontos também vão aparecer na superfície de cima. Morangos infectados podem apresentar más-formações ou ter uma superfície rosa queimada de aparência enferrujada, e algumas frutas podem aparecer fendidas. Monitore suas plantas procurando sintomas dessa doença e aplique fungicidas assim que os sintomas aparecerem.

Murcha-de-verticílio

Um fungo que pode sobreviver no solo por mais de 25 anos é o que provoca a murcha-de-verticílio. Os sintomas incluem folhas murchas que se tornam amarelo-avermelhadas ou marrom-escuras. Novas folhas ficam atrofiadas e encurvam ao longo da veia central. Estrias nas cores marrom ou azul-escuro podem aparecer nas gavinhas e raízes. Pelo fato de os sintomas serem muito parecidos com vários outros problemas em morangos, um diagnóstico pode ser obtido apenas por um teste de laboratório. Escolha espécies mais resistentes de morango. Plante morangos em solo bem drenado e evite pontos molhados. Não deixe ervas daninhas, como a erva-formigueira, crescerem perto de suas plantas. Não use fertilizantes com altos níveis de nitrogênio. Fumigar o solo pode ajudar, mas é caro.

Ácaros de Ciclamen

Ácaros são invisíveis a olho nu. Sintomas de que suas plantas possam estar infestadas com eles incluem folhas amassadas ou deformadas ou folhas que se enroscam para cima. As flores podem ficar distorcidas ou morrer. Controle ácaros submergindo as plantas em água na temperatura de 43ºC por 30 minutos antes de plantá-las. Um borrifador também pode ser usado para molhar as folhas e flores de plantas infestadas no jardim. Alguns antiácaros também podem ser encontrados no mercado.

Pulgões

Várias espécies de pulgões atacam morangos, dando origem a folhas amassadas e encurvadas ou com pontos amarelos. Além disso, pulgões excretam uma substância grudenta e doce chamada "melado" que atrai a proliferação de fungos que causam uma doença chamada "fumagina preta" nas folhas. As peles deixadas pelas ninfas de pulgões podem frequentemente ser encontradas nas frutas. Pulgões são pequenos insetos de cores variadas, dependendo da espécie, mas a maioria dos pulgões que atacam morangos é amarelada ou verde-pálida. Vários inimigos naturais, incluindo larvas de crisopídeos e moscas-das-flores, geralmente mantêm os excessos de pulgões sob controle. Sabonetes inseticidas e óleo de nim ou amargosa também podem ser usados para combatê-los.

Outros

Deficiências de cálcio e boro podem fazer as folhas de morango ficarem amassadas ou curvas. Exposição ao herbicida 2,4-D também pode ser uma causa. Essa geralmente é uma condição temporária que a planta supera. Infestações de vermes microscópicos chamados nematoides podem fazer as folhas ficarem avermelhadas e curvadas. Além disso, os botões e flores se tornam deformados, e as plantas atrofiam. Controle nematoides fumigando o solo e plantando apenas plantas certificadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível