O processo da comunicação humana

Escrito por shelley tounzen | Traduzido por thais previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O processo da comunicação humana
Etapas da comunicação

Outras pessoas estão lendo

A comunicação humana

A comunicação humana é essencial para o processo de trocar opiniões ou sentimentos com uma outra pessoa. Na sua forma básica, o processo de comunicação tem como função expressar pensamentos, sentimentos ou informação (Dicionário da Herança Americana). O processo de comunicação humana se encaixa em três categorias — verbal, não-verbal e escrita. Embora cada uma seja uma categoria separada do resto, elas podem ser usadas independentemente ou em conjunto durante a comunicação humana. A interpretação de qualquer comunicação humana é dependente do modo como ela é expressada e do ambiente em que ela é dada.

O processo da comunicação humana
Como a comunicação se realiza

A comunicação verbal

A comunicação verbal é qualquer tipo de palavra, som, discurso e linguagem. O processo de comunicação humana começa no nascimento. Bebês desenvolvem uma forma de se comunicar utilizando sons para que a sua mensagem seja transmitidas aos adultos. Um bebê irá chorar quando se sentir desconfortável ou com fome. Uma criança irá rir ou murmurar quando estiver entretida ou feliz.

Mais de 3.000 línguas diferentes são faladas hoje em dia. Se alguém de um país diferente dos Estados Unidos faz um pedido e não usa as palavras adequadas, o ouvinte pode ficar ofendido. A comunicação verbal pode ter significados diferentes para ouvintes diferentes. O tom de voz, ritmo e volume pode mudar a mensagem dependendo de quem for o ouvinte.

O modelo Shannon Weaver de comunicação foi estudado desde sua criação. O modelo demonstra o processo de comunicação começando com uma fonte de informação como, por exemplo, uma ideia original seguida de um transmissor, como uma pessoa A, verbalizando a ideia. Essa mensagem viajará através de um canal como o ar ou o telefone para um receptor que decodificará a mensagem como, por exemplo, a pessoa B. A informação então vai até o seu destino como, por exemplo, a pessoa B respondendo à pessoa A.

O processo da comunicação humana
O telefone é uma tecnologia utlizada na comunicação verbal (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Comunicação não-verbal

Você já ouviu a expressão "ações falam mais alto do que palavras". Bem, isso é verdade para a comunicação não-verbal. Esse tipo de comunicação no processo consiste, em parte, em gestos, expressões faciais e linguagem corporal. Se você está contando a alguém uma piada, mas está com uma expressão zangada, você estará passando a essa pessoa uma mensagem ambígua. De forma similar, se você estiver expressando amor por uma outra pessoa com os seus braços cruzados e mantendo uma distância significativa, isso dá a impressão que você não está sendo verdadeiro. A linguagem corporal deixa, muitas vezes, uma impressão mais forte do que as palavras. Sorrindo para outra pessoa, você está mandando uma mensagem positiva sem falar nada.

O processo da comunicação humana
O sorriso faz parte da comunicação não-verbal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A comunicação visual e escrita

A comunicação visual ou escrita inclui a palavra escrita, desenhos, músicas, design gráfico e vídeo. O processo de comunicação transmite uma ideia sendo lida ou vista — dependente de elementos visuais. A possibilidade de interpretações erradas na comunicação escrita é abundante. A mensagem é interpretada dependendo do humor do leitor e do tipo de gramática, pontuação e estilo com os quais ela é escrita.

O processo da comunicação humana
Uma mensagem faz parte da comunicação escrita (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível