Projetos para desenvolver espírito de equipe

Escrito por lisa baker | Traduzido por jessica lopes bonifacio
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Projetos para desenvolver espírito de equipe
Projetos para desenvolver o trabalho em equipe podem criar um ambiente de trabalho mais efetivo (Patrick Ryan/Lifesize/Getty Images)

Um bom trabalho em equipe é importante em quase qualquer contexto: para crianças e adultos; em situações sociais e de trabalho. Muitos sistemas de ensino e grupos empresariais atuais reconhecem a importância do trabalho em equipe e procuram fazer de projetos e atividades para estimular a interação uma parte regular de seus programas. Projetos de construção de equipe podem incluir jogos, discussões e atividades de reflexão. Eles podem ser uma única atividade no início de uma reunião de negócios ou um evento que dure por toda uma semana. Se você quiser adicionar projetos para desenvolver espírito de equipe ao seu programa, é útil conhecer os vários tipos entre os quais você pode escolher.

Jogos em equipe

Jogos para desenvolvimento de equipe são o componente central da maioria dos projetos desse gênero. Jogar um único jogo como parte de uma reunião ou evento de trabalho pode ajudar um grupo a se entrosar melhor e pensar de forma mais criativa. Quando conduzidos por um organizador qualificado, eles oferecem uma poderosa oportunidade para os membros do grupo refletirem sobre a dinâmica e sobre as relações interpessoais e melhorarem sua eficiência.

Jogos desse tipos incluem quebra-gelos, que ajudam estranhos ou conhecidos a se conhecer melhor em um nível superficial; atividades de confiança, para serem desenvolvidas e praticadas entre os membros do grupo, e iniciativas de resolução de problemas. Esse último é fundamental para um projeto de desenvolvimento de trabalho em equipe por exigir de um grupo um trabalho em conjunto para resolver um problema. Eles geralmente não têm vencedores ou perdedores, embora às vezes peçam para o grupo competir contra si mesmo, melhorando conforme seu próprio desempenho. Um exemplo de um jogo simples de resolução de problemas é o Nó Humano. Para jogar, o grupo fica em um círculo. Cada pessoa coloca a mão direita no centro do círculo e pega a mão de outra pessoa. Ela, então, faz o mesmo com a mão esquerda. O grupo deve "se desembaraçar" sem largar quaisquer mãos. Por fim, o grupo fica novamente em pé em um círculo, desta vez com as mãos juntas.

Eventos em equipe

Embora um único jogo possa ser valioso para um grupo, eventos de trabalho em grupo que duram pelo menos um dia inteiro são ainda mais úteis no desenvolvimento do espírito de equipe. Eventos que duram vários dias oferecem oportunidades de um grupo criar uma conexão e formar vínculos de vários jeitos além das atividades do evento, como ao comer e relaxar juntos. Um evento para formação de equipe também pode ser um projeto significativo, pois permite ao organizador fornecer muitos desafios diferentes que ajudam o grupo a crescer ao longo do evento.

Um bom organizador ajusta as atividades e discussões para atender às necessidades específicas do grupo, certificando-se de que os indivíduos diferentes experimentem tanto liderar quanto serem liderados, abordando diferentes dinâmicas de grupo por meio de atividades. Por exemplo, se um membro do grupo assume com frequência o comando durante um jogo de resolução de problemas, o organizador pode mudar as regras, fazendo com que essa pessoa não possa mais falar durante uma etapa. Isso exige que o líder dê um passo para trás, criando um vácuo que permita aos outros membros do grupo avançar.

Atividades psicológicas

Um projeto forte deve incluir mais atividades do que jogos. Outros componentes importantes para desenvolver o grupo são atividades que permitam que os membros conheçam uns aos outros e a si mesmos em um nível mais profundo. Um exemplo são testes de personalidade, tais como o Teste de Personalidade Myers-Briggs, que dá a quem o faz uma visão geral dos traços de sua personalidade. Depois de fazer o teste, os membros da equipe podem discutir as características que são verdades para cada indivíduo. Eles também podem aprender maneiras de trabalhar melhor com pessoas de diferentes tipos de personalidade. Por exemplo, de acordo com PersonalityDesk.com, um tipo de personalidade ESTJ funciona melhor em um ambiente de trabalho estruturado com expectativas claras, enquanto uma personalidade ENFP deseja um ambiente descontraído, com espaço para a criatividade. Enquanto cada membro da equipe trata de entender como a personalidade afeta a eficácia, eles podem ajudar uns aos outros com um melhor suporte para que todos possam trabalhar de forma mais eficaz.

Atividades de reflexão

Todo projeto do gênero deve incluir uma reflexão e uma reunião para avaliação. Jogos e atividades fazem pouco no sentido de construir o trabalho em equipe, a menos que os membros do grupo tenham tempo para pensar sobre o que aprenderam sobre si mesmos e sobre os demais. Atividades de avaliação pessoal podem ser simples e curtas ou longas e aprofundadas. Um exemplo de um simples exercício é a clarificação de valores. Nessa atividade, o organizador faz uma declaração sobre os valores do grupo relacionados a uma atividade recentemente concluída. Por exemplo, depois de terminar uma atividade de resolução de problemas, o organizador poderia dizer: "ao jogarmos Nó Humano, todos no grupo tiveram a oportunidade de serem ouvidos." Todos em seguida se organizam para votar; as opções podem ir de "concordo plenamente" até "discordo plenamente". O grupo, então, discute por que diferentes pessoas tiveram diferentes opiniões e como o grupo pode expressar melhor esse valor na próxima atividade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível