Conhecimento

Projetos de arte impressionista para crianças

Escrito por erica loop | Traduzido por guilherme ferreira
Projetos de arte impressionista para crianças

Criando arte educacional para crianças.

paint image by Darren Nickerson from Fotolia.com

Em 1874, o artista Claude Monet exibiu sua agora famosa pintura "Impressão, nascer do sol" em Paris. Em resposta, a crítico de arte Louis Leroy cunhou o termo Impressionismo para descrever o estilo de pintura de Monet e seus contemporâneos. Assim, o estilo que agora é conhecido como Impressionismo se tornou um verdadeiro movimento de arte. Reconhecido por cores puras e sem misturas, pinceladas prominentes e o uso da luz natural, o Impressionismo é um dos estilos de arte mais reconhecidos pelo mundo. As crianças podem aprender sobre esse estilo famoso de arte por meio de projetos simples com tinta, papel e outras coisas.

Outras pessoas estão lendo

Pintura com cavalete

Os Impressionistas geralmente pintavam en plein air, ou seja, ao ar livre. Esse termo francês se aplica a trabalhos que são criados em áreas abertas e usam temas naturais como uma paisagem. Monte um cavalete na altura da criança e entregue para ela um pincel de cabo longo e papel ou telas. Use uma paleta com várias cores de tinta de acordo com o tema. Por exemplo, se a criança for pintar um jardim com um pequeno lago use tons de verde, azul e outras cores similares. Os artistas Impressionistas usavam a luz natural e condições atmosféricas em suas pinturas. Encoraje as crianças a fazer o mesmo. Faça perguntas como, "Onde está o sol a essa hora do dia?" ou "Qual a cor do céu nessa estação?" para começar o processo criativo. Após a criança passar pelo menos cinco minutos observando o ambiente, peça para que comece a pintar usando pinceladas curtas e quebradas similares àquelas encontradas nas obras do Impressionismo.

"Lírios de Água" de Monet

A série "Lírios de Água" são alguns dos trabalhos mais famosos de Monet. As crianças que tenham a sorte de morar perto de um museu que possua um desses quadros podem ficar interessadas em apreciá-los antes de começar essa atividade. Se não for possível, use uma foto de um livro de arte ou online. Preste atenção na maneira com que Monet produziu essa imagem do seu lago em Giverny, a luz refletindo na água, as cores usadas e as pinceladas. Espalhe algumas tintas na paleta e peça para as crianças recriarem essa obra de arte num pedaço grande de papel ou tela. Encoraje o uso de pinceladas fortes e as camadas de cores próximas entre si (em vez de misturá-las). Embora o quadro original "Lírios de Água" seja grande, este projeto de arte para crianças pode ser feito numa escala bem menor. Para mais diversão, experimente vários quadros; um para cada trabalho do Monet.

Pintura impressionista com massinha

Embora a maioria dos Impressionistas tenham usado tinta como meio, as crianças podem se beneficiar do uso de um material diferente como massinha para modelar. Comece com uma superfície grossa e lisa como um papelão cortado num tamanho máximo de 12 x 18 centímetros. Peça para a criança quebrar os bastões de massinha em pedaço pequenos de cerca de 2,5 centímetros. Em vez de usar um pincel, a criança usará seus dedos para espalhar a massinha sobre o papelão, imitando um pincel. Cada peça de massinha pode ser espalhado e pressionado contra a superfície em camadas finas próximas uma das outras. Por exemplo, para fazer um campo ensolarado, espalhe pedaços pequenos de massinha de tons escuros e claros de verde sobre a parte inferior do papelão. Coloque algumas camadas de amarelo ou branco por cima do verde para fazer áreas de luz e camadas de azul ou roxo para fazer as sombras. Continue até a área inteira estar coberta.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media