Qual é o propósito da propaganda de um produto

Escrito por georgia chevere | Traduzido por carla yoshida
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Qual é o propósito da propaganda de um produto
A importância da propaganda (advertising sale image by Andrey Kiselev from Fotolia.com)

A propaganda promove produtos e serviços que os negócios tentam vender. Entretanto, este não é o único propósito da propaganda. Além de promover um produto ou serviço, a propaganda fornece várias opções para a empresa e a marca. Essas funções ajudam as empresas a alcançarem o objetivo final: vender seus produtos e serviços.

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Informação

A razão mais óbvia da propaganda é a informação. Através da propaganda, as empresas podem anunciar produtos ou serviços, novos e já existentes, que elas estão tentando vender para o público. Da mesma forma, uma nova companhia pode usar a propaganda para informar ao público sobre seu negócio. A propaganda é uma estratégia usada para agarrar a atenção dos clientes em potencial, através do uso de técnicas de linguagem e comunicação que conquistam os clientes.

Influência

Em alguns casos, não é suficiente simplesmente informar o cliente sobre o produto. Por isso, influenciar o cliente para comprar o produto ou o serviço é uma outra técnica importante usada pelas empresas. Usando como estratégia a linguagem ou imagens em um comercial, as empresas podem influenciar os clientes a comprar seus produtos. Uma linguagem estratégica e uma imagem em um comercial ajudam a destacar os pontos fortes de um produto ou serviço, que acabam por influenciar nas decisões de compra do cliente.

Lembrança

Outra função da propaganda é fazer o cliente se lembrar sobre o produto ou serviço. Há muitas marcas em uma específica categoria de produto, e os clientes podem se esquecer ou não prestar atenção para algumas marcas, devido a existência de muitas opções. Usando a propaganda como forma de lembrar os consumidores, as empresas podem fortalecer seus produtos e serviços na mente dos consumidores.

Adicionando valor

As propagandas adicionam valor a marca por influenciar os consumidores a entender a marca de uma certa forma. A propaganda é influenciável por natureza, por isso, elementos diferentes em um comercial, como textos e imagens, são posicionados para agregar valor a marca. Por exemplo um comercial de carro em uma revista, pode incluir um texto que enfatize a alta qualidade dos materiais e da mão-de-obra usada na fabricação do carro. Esse comercial alcança o objetivo de adicionar valor a marca porque ele assegura ao consumidor que esse carro é de alta qualidade. A propaganda destaca os pontos fortes de um produto ou serviço, que em troca acrescentam valor à marca.

Assistência com outros esforços da empresa

Outra razão para os comerciais é dar assistência em outras áreas da empresa. Por exemplo, sem um comercial, os consumidores podem não saber sobre promoções especiais, como liquidações e cupons. A propaganda também ajuda os vendedores, ensinando aos consumidores sobre os produtos antes que eles os comprem. Isso é vantajoso porque permite aos vendedores investir o tempo efetivamente na venda do produto, ao invés de usá-lo explicando sobre o produto ao consumidor.

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