Mais
×

Como fazer um quadro conceitual para uma tese

Atualizado em 20 julho, 2017

Fazer a diagramação gráfica de seu o tema ou problema de sua tese é chamado de um quadro conceitual. Um quadro conceitual para uma tese funciona como um esboço visual para representar o seu conceito ou ideia de pesquisa – a maneira que você as molda juntas. Este quadro se expande sobre o problema de pesquisa uma vez que o associa com pesquisas pertinentes de literatura. Parte dele oferece um resumo dos principais pontos de seu estudo. O diagrama mostra os fatores centrais que influenciam a relação das principais variáveis​​/elementos ou construções – e como todos se relacionam com a sua hipótese. Depois de ler a literatura de seu campo de pesquisa você deve mostrar o que as teorias explicam e apoiar a relação entre variáveis​​/elementos.

Instruções

Um quadro conceitual para uma tese representa sua ideia de pesquisa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Explore as variáveis/elementos fundamentais a respeito de fatores contextuais e relações ligadas a sua tese.

  2. Desenvolva as questões de pesquisa. Por exemplo: Como os incentivos dos empregados afetam sua motivação? Quais fatores os empregados e empregadores acham que causam a falta de comunicação?

  3. Crie um diagrama gráfico do problema ou tópico que defina especificamente as variáveis/elementos precisamente, incluindo como eles se relacionam entre si. Variáveis/elementos podem ser independentes (causa presumida), dependendes (efeito presumido) e intervenientes (outras variáveis/elementos afetando o resultado das variáveis/elementos independentes). Mostre a associação dessas variáveis/elementos fundamentais com os fatores centrais que influenciam as variáveis/elementos e os relacionamentos. Tire essas associações conectando-as com flechas.

  4. Descreva e faça um diagrama gráfico das ideias centrais das perguntas de pesquisa ou construções de como você aborda o problema.

  5. Discuta e ilustre graficamente as variáveis/elementos fundamentais relacionados ao problema e relacionamentos conceitualizados entre variáveis/elementos chave.

  6. Identifique os fatores contextuais fundamentais graficamente em seu diagrama.

  7. Retrate graficamente em seu esquema de diagrama como as pesquisas existentes são relevantes para seu tópico ou problema.

  8. Verifique se toda sua pesquisa se alinha consistentemente com os relacionamentos, variáveis/elementos e fatores contextuais que você descrever no quadro conceitual de sua tese. Se você alterar seu quadro conceitual, revise todas as partes do diagrama para alinhar seu modelo.

  9. Apoie a discussão de sua tese ilustrada graficamente com referências sólidas e revisadas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article