Quais são as bases da culinária caribenha?

Escrito por tamasin wedgwood | Traduzido por camila batista
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as bases da culinária caribenha?
Arroz, peixe, plátanos e condimentos são a base da culinária caribenha (Poisson grillé, riz et bananes plantain image by JYF from Fotolia.com)

A culinária caribenha é uma mistura de influências da história da região: ameríndia, africana, europeia e, mais recentemente, indiana. Uma vez que a região compreende ilhas de flora e fauna diversas, assim como diferentes passados coloniais, os pratos variam de ilha para ilha. Porém, há diversos ingredientes básicos que são comuns para todas as regiões, e as ilhas compartilham de uma herança comum de ensopados e pratos como uma forma versátil de usar o que estiver à mão.

Outras pessoas estão lendo

Arroz e legumes

Arroz é o alimento básico, tanto como acompanhamento quanto em ensopados. É frequentemente temperado com leite de coco. Feijão-fradinho, grão de bico, feijão fava, feijão roxo e lentilhas são usados como base para ensopados ou pratos com arroz e fornecem grande parte da proteína na culinária caribenha. Feijão-fradinho amassado vira bolinhos conhecidos como Accra.

Leite de coco

Usado em muitos pratos, o leite de coco é a base para o mellagee, um ensopado guianês de peixes e vegetais. O prato nacional de Granada, "oil down", é um ensopado de plátano, banana, batata doce, temperos e peixe ou carne, cozidos em leite de coco. Uma sobremesa é preparada recheando folhas de banana com uma mistura de leite de coco, frutas e açúcar, sendo cozidas em seguida.

Frutas e vegetais

Frutas e vegetais são usados de formas variadas e versáteis. Batatas-doces são cozidas, fritas ou batidas em pasta; plátanos podem ser assados, cozidos, fritos ou usados em ensopados - ambos os alimentos são de origem africana. Mangas, abacaxis e mamões (papaya) são usados em sobremesas, bebidas e saladas, mas também para chetnim, condimentos e molhos. Bananas são assadas, fritas ou consumidas verdes. A mandioca é cozida como batata ou assada no pão. A fruta-pão - trazida do Taiti e agora um alimento básico caribenho - é cozido ou assado para em seguida ser transformado em farinha ou cortado em fatias e consumido.

Quais são as bases da culinária caribenha?
Frutas tropicais são usadas tanto em pratos salgados quanto doces (plateau detoure de fruits tropicaux image by margouillat photo from Fotolia.com)

Carne de cabra, franco e porco

Essas carnes são frequentemente cozidas ou preparadas com curry. Ensopado de cabra, o prato nacional de Montserrat, é uma especialidade em todo o Caribe francês e leva carne de cabra cozida com tomates, mamões verdes de frutas-pão. Cabra com curry, outra especialidade caribenha, é um legado trazido por trabalhadores vindos da Índia.

Frutos do mar

Frutos do mar são usados em ensopados, bolinhos e molhos ao curry em toda a região. Os ingredientes favoritos incluem concha, lagosta e siri. Bolinho de concha é uma especialidade de Belize; "Escabeche de lambi", de Granada, é feito com conchas marinadas em pimentas picantes e limão. A cozinha barbadense inclui peixes voadores.

Peixe salgado

O prato nacional da Jamaica é o peixe salgado com akee. O peixe salgado (bacalhau salgado) foi introduzido por navegantes europeus; akees são frutas africanas, originalmente importadas para alimentar escravos e venenosas quando quase maduras. O peixe salgado é marinado durante a noite e, em seguida, fervido, escamado e refogado com cebola e akees. O prato nacional de Antigua, Duckanoo, é feito com peixe salgado com tomates e vegetais.

Carne-seca

Outro prato tradicional jamaicano é a carne marinada em alho, suco cítrico, sal, temperos, tomilho e cebolas, e assada vagarosamente em fogo aberto.

Curry, temperos e molhos picantes

A culinária caribenha faz uso liberal de condimentos e marinadas temperadas, especialmente pimentão, curry, canela, noz moscada, gengibre e pimentas picantes (scotch bonnets). Temperos que na Europa e na América do Norte são associados com pratos doces são usados com carnes e curry na culinária caribenha. Molho picante é fornecido à mesa para ser adicionado a gosto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível