Quais são os benefícios para a saúde do levantamento de peso?

Escrito por steven miller | Traduzido por karla marques vollkopf
Quais são os benefícios para a saúde do levantamento de peso?
O levantamento de pesos não serve apenas para melhorar a sua aparência física (Pixland/Pixland/Getty Images)

O levantamento de peso é uma parte importante do treino de muitas atividades esportivas, como o futebol, musculação, luta livre, boxe, hóquei, basquete e levantamento de potência. Levantar pesos não só ajuda a melhorar a condição física do seu corpo, mas também oferece benefícios para a saúde, como a redução dos riscos associados a certas doenças, oferecendo proteção contra lesões e reduzindo o ganho de gordura. Cada um desses benefícios pode contribuir para a sua saúde e aptidão física.

Minimização dos riscos à saúde

O levantamento de peso pode ajudar a reduzir o risco de doenças coronárias e outros problemas relacionados com a saúde, como a pressão alta e o câncer. A resistência à insulina é reduzida com levantamento de peso, assim como o risco de desenvolver diabetes. De acordo com Jeff Bahar, um especialista em saúde e nutrição, o levantamento diminui a perda de massa muscular que ocorre com o envelhecimento, e a musculação ajuda a reduzir o estresse e a liberar hormônios que ajudam o sono.

Redução do ganho de gordura

O levantamento de peso também tem a capacidade de aumentar a sua taxa metabólica, o que lhe permite comer uma maior quantidade de alimentos antes de ganhar peso. Os programas de levantamento podem ajudar a evitar que a gordura se forme no corpo de uma pessoa por períodos mais longos de tempo. Muitas praticantes são capazes de consumir alimentos saudáveis ​​e não saudáveis ​​sem se preocupar com o ganho de peso imediato. Indivíduos que levantam peso para queimar gordura não têm que se preocupar com o ganho de músculos se projetarem uma rotina que envolva uma baixa resistência e muitas repetições.

Proteção contra lesões

Esportes de alto impacto, como o futebol e hóquei, exigem que seus participantes levantem pesos para reduzir os danos que podem receber durante os jogos. O levantamento de peso fornece essa proteção através da construção de massa muscular, que atua como um isolamento contra lesões. A prática não só ajuda os jogadores a competirem de forma mais eficaz, como também poderia ajudar pessoas comuns a executarem tarefas diárias sem prejudicar a si mesmas. Ossos, tendões e ligamentos também são fortalecidos através dessa prática.

Bem-estar psicológico

Indivíduos que levantam pesos também podem notar uma melhora em sua imagem psicológica, já que um corpo bem desenvolvido pode ajudar a melhorar a autoestima e a aumentar sua sensação de bem-estar. Hormônios químicos podem ser liberados no cérebro para melhorar o bom humor de uma pessoa com a prática de levantamento de peso. Os sintomas que levam à depressão podem ser até mesmo eliminados com esse exercício, e os praticantes tendem a sentir menos stress quando levantam pesos.