Mais
×

Quais são os benefícios de uma vitamina C tamponada?

Atualizado em 18 julho, 2017

Suplementos de vitamina C são conhecidos por ajudar o sistema imune a lutar contra resfriados e outras doenças, mas suplementos geralmente são muito acídicos, fazendo com que seja difícil para indivíduos sensíveis digeri-los confortavelmente. Vitamina C tamponada, que é vitamina C com sódio, magnésio, cálcio ou ascorbato de potássio, geralmente é mais gentil no corpo e pode ser tomada sem irritar o estômago e fornecer um efeito duradouro.

Vitamina C tamponada é melhor para o corpo do que outras formas de Vitamina C (Siraphol/iStock/Getty Images)

Mais gentil no estômago

A vitamina C tamponada, derivada de beterrabas, é conhecida por ser mais gentil no estômago do que o ácido ascórbico, que é derivado do milho. A acidez da vitamina C ascórbica pode facilmente irritar o estômago, podendo levar a diarreia. A forma tamponada fornece os mesmos benefícios, enquanto causa menos irritações intestinais e uma menor probabilidade de um intestino solto. De acordo com o "User's Guide to Nutritional Supplements", aqueles severamente doentes ou aqueles que sofrem de problemas intestinais conseguem digerir a versão tamponada mesmo quando são sensíveis a outras formas da vitamina C. Se ocorrer a presença de intestinos soltos, isso é um sinal de que o corpo está saturado com vitamina C.

Vitamina C tamponada é derivada de beterrabas (Wavebreakmedia Ltd/Wavebreak Media/Getty Images)

Melhor para doses maiores

Vitamina C tamponada também pode ser melhor para o corpo quando estiver tomando altas doses do suplemento. No livro "The User's Guide to Nutritional Supplements" o autor Jack Challem discute o trabalho de Linus Pauling, Irwin Stone e outros médicos ortomoleculares que estudaram como altas doses de vitamina C podem ajudar a lutar contra câncer, resfriados e colesterol. Eles acreditam que radicais livres sobrecarregam o sistema e utiliza rapidamente os estoques de vitamina C, danificando o sistema imune. Ingerir quantidades grandes da vitamina (mais de 10 g por dia) permite que o sistema imune destrua esses radicais livres e restaure a saúde dos pacientes. Embora Linus Pauling, Dr. Frederick Klenner e o cirurgião escocês Ewan Cameron tenham realizado estudos clínicos mostrando a efetividade da megadose de vitamina C, esse ainda é um tópico muito controverso com poucos estudos publicados dando suporte a ideia. Tenha o acompanhamento de um profissional antes de tomar uma dose alta dessa e de qualquer vitamina.

Vitamina C tamponada pode ser melhor para o corpo quando você estiver tomando altas doses do suplemento (tab1962/iStock/Getty Images)

O efeito duradouro

Devido a adição de cálcio ou magnésio, a vitamina C tamponada é absorvida mais lentamente pelo sistema. No livro "What to Eat if You Have Diabetes", o autor Maureen Keane relara que a absorção mais lenta leva a um melhor controle de qualidade e fornece efeitos de longa duração. A vitamina C tamponada permite que o corpo se beneficie de uma dose por até 16 horas e é, portanto, frequentemente usada em variantes liberadas com o tempo.

A vitamina C é absorvida pelo sistema mais lentamente (Iromaya Images/Iromaya/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article