Quais são as causas do bloqueio dos dutos mamários?

Escrito por calia roberts | Traduzido por felipe mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as causas do bloqueio dos dutos mamários?
Mau posicionamento durante a amamentação pode causar a obstrução dos dutos (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)

Dutos obstruídos, também conhecidos como dutos tapados ou bloqueados, ocorrem quando os dutos do peito de uma mulher ficam entupidos. Cada mama contém dutos mamários, ou dutos de leite, projetados para transferir o leite dos alvéolos, glândulas secretoras de leite, até o mamilo. Em alguns casos, certas condições causam estas obstruções ou bloqueios temporários nos dutos, o que pode resultar em dor e inflamação. Normalmente, esta condição é dolorosa, mas não é uma circunstância médica grave; no entanto, se os sintomas ocorrerem, a mulher deve procurar um médico por precaução.

Outras pessoas estão lendo

Causas

Várias e diferentes razões podem causar o entupimento ou bloqueio dos dutos mamários. Em alguns casos, os dutos entupidos são um resultado da ingurgitação, uma condição que ocorre quando o leite há um excesso de leite devido à falta parcial ou total da amamentação. Outras causas possíveis para que ocorra o bloqueio dos dutos mamários é a compressão de um sutiã apertado, o bebê mamando de forma incorreta, o posicionamento incorreto do bebê ou até mesmo a pressão continuamente aplicada sobre uma mama por se dormir várias vezes de um lado só.

Quais são as causas do bloqueio dos dutos mamários?
Amamentação (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Sintomas

Normalmente, o primeiro sintoma de um duto entupido é um pequeno nódulo na mama, que pode ser duro, sensível ou dolorido. Em alguns casos, ocorre também uma vermelhidão perto do mamilo do seio. Normalmente, qualquer dor que a mulher experiencia é leve e permanece localizada a área da mama. Se infectado, a circunstância do duto obstruído irá apresentar sintomas semelhantes aos da gripe, tais como sentir dores, febre e cansaço.

Quais são as causas do bloqueio dos dutos mamários?
Amamentação (Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images)

Tratamento

Na maioria dos casos, estas situações não são graves e podem ser tratadas em casa. Amamentações frequentes são uma forma útil para se tratar um duto obstruído, uma vez que tal ato irá esvaziar a mama e reduzir a inflamação. Variar a posição de amamentação pode estimular a melhora, e muito descanso é também um elemento essencial durante a recuperação quando se sofre desta condição. Em alguns casos, remédios à base de plantas ou medicamentos anti-inflamatórios podem ser úteis, no entanto, é melhor consultar seu médico antes de tomar qualquer medicação ou usar quaisquer remédios fitoterápicos.

Quais são as causas do bloqueio dos dutos mamários?
Amamentação (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Mastite

A mastite é uma condição dolorosa, resultante de uma infecção no tecido da mama e nos dutos. Dutos obstruídos não tratados resultam frequentemente no desenvolvimento da mastite. Esta patologia ocorre devido à estagnação do leite no peito, proporcionando um ambiente perfeito para o crescimento e florescimento de bactérias. Os sintomas da mastite incluem dor intensa, vermelhidão, inchaço, mamilo dolorido ou rachado e sintomas comuns de gripe. Em alguns casos, a mastite pode levar ao desenvolvimento de um abcesso no peito. Um tratamento antibiótico é necessário caso a mastite dure mais de 24 horas. Procure atendimento médico ao primeiro sinal do desenvolvimento da mastite.

Quais são as causas do bloqueio dos dutos mamários?
Amamentação (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível