Saúde

Um caroço na parte de trás da cabeça de um bebê com uma semana de vida

Escrito por crystal bench | Traduzido por luiz cezar guimarães júnior
Um caroço na parte de trás da cabeça de um bebê com uma semana de vida

Um bebê pode ter um caroço na cabeça, consequência de efeitos comuns de um parto

infant, baby image by Natalja from Fotolia.com

Qualquer coisa anormal em um bebê preocupa um pai. Aqueles que percebem um caroço na cabeça de seu bebê podem assustar-se achando que há algo de errado, mas não devem se preocupar. Na maioria dos casos, essa protuberância não é prejudicial e desaparecerá com o crescimento do bebê. Em casos extremamente raros, um caroço desses pode ser sinal de uma complicação grave e precisará de tratamento.

Outras pessoas estão lendo

Causas possíveis

Existem várias causas possíveis para um caroço na parte de trás da cabeça de um recém-nascido. A maioria é bastante comum e cura-se com o tempo sem deixar consequências. Essa pequena protuberância macia é uma causa benigna e muito comum que desaparecerá com o crescimento do bebê. Menos comuns, mas ainda benignas, há também a chance dessas causas se relacionarem a um caput succedaneum ou um cephalohematoma, que são dois tipos de inchaço causados por um parto complicado, mas que também se curam com o tempo. Já uma causa muito séria, porém rara, é um cisto leptomeníngeo, que pode ser diagnosticado através de um raio-x da cabeça, sendo necessário cirurgia.

Ponto delicado

Todos os bebês têm um ponto delicado, também chamado de fontanela, na parte de trás de sua cabeça. As fontanelas ocorrem onde os ossos do crânio se separam e são completamente normais. Essa protuberância não é um sinal de problema de saúde no bebê, possui uma forma triangular e é macia ao toque. Tocá-la gentilmente não machucará o bebê. A fontanela pode inchar quando o bebê chora, o que é normal. Os ossos do crânio do bebê crescerão juntos, fazendo com que essa protuberância desapareça quando ele fizer cerca de 6 meses de idade.

Caput Succedaneum

Também conhecido como caput, o caput succedaneum é o inchaço na cabeça de um bebê provocado pela pressão das paredes vaginais durante o parto. Partos difíceis ou que são necessários o auxílio de um vácuo têm uma maior chance de causar o caput. Um exame físico irá diagnosticá-lo e nenhum tratamento é necessário. O inchaço diminuirá e não haverá nenhum efeito a longo prazo.

Cephalohematoma

O Cephalohematoma é causado por vasos sanguíneos sob o couro cabeludo durante o parto e é mais comum em fórceps ou partos normais. O sangue se acumula sob o couro cabeludo e forma um inchaço com bordas distintas e moles como um balão de água pequena. Esse tipo de inchaço não precisa de tratamento. Na verdade, tentar drenar o cephalohematoma pode causar infecção, eventualmente o sangue preso será liberado e absorvido pelo sistema do bebê. Durante a absorção, depósitos de cálcio substituíram o sangue para formar uma massa dura. Essa massa dura também não é motivo de preocupação, pois também será absorvida pelo sistema do bebê. Quando ele tiver alguns meses de idade, não haverá nenhum vestígio dessa massa dura, nem mesmo através de um raio-x. Mesmo que um cephalohematoma não seja preocupante, os sintomas podem ser confundidos com uma doença rara e grave chamada de cisto leptomeníngeo. Um raio x da cabeça fornecerá um diagnóstico correto.

Cisto leptomeníngeo

Um cisto leptomeníngeo é uma complicação de uma fratura no crânio extremamente rara que pode ocorrer durante o parto. Há uma membrana, chamada de dura-máter, entre o cérebro e o crânio. Geralmente, quando o crânio é fraturado durante um parto complicado, essa membrana pode ficar presa entre as bordas fraturadas do crânio. O sinal de um cisto leptomeníngeo é um nódulo macio na cabeça do bebê, semelhante aos sintomas de um cephalohematoma. Se o médico informar ser o estado mais grave desse cisto leptomeníngeo, ele peridá um raio x da cabeça, que fornecerá um diagnóstico correto. Se não tratada, um cisto leptomeníngeo pode resultar em convulsões e retardo mental. A cirurgia é necessária para reparar a dura-máter.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media