Quais as causas de gravidez na adolescência

Escrito por r. y. langham, ph.d. | Traduzido por andressa ferrari arevalo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais as causas de gravidez na adolescência
Algumas adolescentes engravidam devido a pressão dos colegas (pregnancy #11 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

Gravidez na adolescência é definida como uma gravidez indesejada. Aproximadamente 750.000 garotas de 15 a 19 anos engravidam por ano, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, embora muitas adolescentes não acreditem que vão ficar grávidas se iniciarem uma vida sexual ativa.

Outras pessoas estão lendo

Pressão dos colegas

Durante a adolescência, adolescentes muitas vezes se sentem pressionados para fazer amigos e se encaixam com a opinião dos seus colegas. Esses adolescentes deixam seus amigos influenciarem a decisão de ter relações sexuais, mesmo quando não entendem completamente as consequências associadas com o ato. Adolescentes têm o sexo como uma forma de aparecer elegante e sofisticada, mas, em alguns casos, o resultado final é uma gravidez na adolescência não planejada. A Fundação Familiar Kaiser afirma que mais de 29% das adolescentes grávidas relataram que se sentiram pressionadas a fazer sexo, e 33% das adolescentes grávidas afirmaram que sentiram que não estavam prontas para um relacionamento sexual, mas mesmo assim procedeu porque temiam parecer ridículas ou serem rejeitadas.

Pais ausentes

As meninas adolescentes são mais propensas a engravidar se tiverem pouca ou nenhuma orientação de seus pais. Muitos pais têm vidas ocupadas que os impedem de fornecer a orientação e apoio que seus filhos adolescentes precisam para tomar boas decisões em questões como sexo, de acordo com o website Parent Dish. Quando uma adolescente não sente que pode conversar com seus pais sobre sexo, ou porque proíbem falar de sexo ou eles não estão por perto, será mais vulnerável a pedir orientação aos amigos sobre se deve ou não fazer sexo, resultando na desinformação e possível gravidez na adolescência.

Glamourização da gravidez

A indústria do cinema e da mídia contribui para a gravidez na adolescência ao exaltar a gravidez na adolescência em notícias e filmes. Filmes que retratam a gravidez na adolescência como algo a ser desejado incentivam os adolescentes a se envolver em atividade sexual de forma imprudente, de acordo com o "Bom dia América" do ABC. Durante a adolescência, adolescentes tornam-se mais focadas em sua aparência e como fazer seus parceiros as notarem. Querem ser vistas como parte do grupo. Por isso, se a gravidez na adolescência é vista como aceitável em sua escola ou entre os seus amigos, podem tentar engravidar como uma forma de ganhar a aceitação social.

Falta de conhecimento

Adolescentes ignorantes sobre sexo são mais propensas a ter uma gravidez indesejada. Alguns adolescentes não entendem completamente os aspectos biológicos e emocionais associados ao sexo, de acordo com DailyRecord.co.uk. Esses adolescentes podem obter informações incorretas de amigos, vídeos, comédias e/ou filmes. Muitas vezes, não têm o conhecimento necessário para tomar decisões esclarecidas e responsáveis ​​sobre se deve ou não se envolver numa atividade sexual que pode alterar sua vida.

Abuso sexual ou estupro

Adolescentes podem engravidar como resultado de abuso sexual ou estupro. O Instituto Guttmacher afirma que entre 43% e 62% das adolescentes reconhecem que foram engravidadas por um homem adulto, e dois terços relatam que os pais de seus bebês são mais velhos, em torno de 27 anos. Cerca de 5% de todos os nascimentos de bebês de adolescentes são resultantes de um estupro.

Beber na adolescência

A adolescente que bebe pode ter uma gravidez inesperada, de acordo com o website Love to know. Muitos adolescentes experimentam drogas e álcool. A embriagues reduz a capacidade de um adolescente de controlar seus impulsos, contribuindo para 75% das gravidezes que ocorrem entre as idades de 14 e 21. Aproximadamente 91% das adolescentes grávidas relataram que, embora estivessem bebendo no momento, originalmente não pretendiam fazer sexo quando conceberam.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível