Quais são as causas de hemoglobina alta?

Escrito por stephanie draus, nd | Traduzido por even star
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A hemoglobina (Hgb) é o principal componente dos glóbulos vermelhos do sangue (RBCs). Essa proteína serve para carregar o oxigênio e o dióxido de carbono no corpo. Os níveis de Hgb são medidos como parte do hemograma completo (CBC), que é feito durante exames de sangue de rotina e avaliações de doenças. A alta no nível desse componente é causada pelo aumento das hemácias ou pela diminuição do volume sanguíneo.

Outras pessoas estão lendo

Níveis normal de hemoglobina

Os níveis normais de Hgb geralmente são definidos como sendo de 14 a 18 gramas por decilitro (g/dl) para homens e 12 a 16 g/dl para mulheres. Mulheres grávidas devem ter pelo menos 11 g/dl. Valores críticos para Hgb são os menores que 5 g/dl e maiores que 20 g/dl. Os valores de referência podem variar um pouco de laboratório para laboratório.

Função da hemoglobina

A hemoglobina carrega o oxigênio e o dióxido de carbono, embora a concentração de Hgb determine a capacidade do sangue de carregar oxigênio. Um aumento do nível de hemoglobina pode ser uma medida compensatória em doenças onde a entrada de oxigênio seja reduzida.

Aumento dos glóbulos vermelhos como mecanismo compensatório

O corpo pode aumentar a produção dos glóbulos vermelhos para aumentar a quantidade de oxigênio carregada pelo sangue. Essa resposta é vista na doença cardíaca congestiva, doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças que reduzam a eficiência respiratória. Isso também ocorre em resposta a situações externas, como viver em altas altitudes.

Policitemia vera

A policitemia vera é uma doença na qual a medula óssea produz glóbulos vermelhos em excesso. Testes sanguíneos nesses pacientes vão mostrar hemoglobina elevada, hematócrito elevado e claro, glóbulos vermelhos elevados. Os sintomas incluem um rosto corado, coceira sistemática, falta de ar, dor no peito e fadiga. Essa é uma doença potencialmente fatal.

Eritropoietina e outros medicamentos que podem aumentar a hemoglobina

A eritropoietina (EPO), substância produzida pelos rins, ativa a produção de glóbulos vermelhos na medula óssea. Ela pode ser tomada como medicamento, normalmente para combater os efeitos da quimioterapia. Injeções de EPO podem ser usadas com a intenção de aumentar a performance de um atleta, prática conhecida como "doping sanguíneo". Qualquer aumento dessa substância causará um aumento de Hgb. Os níveis de hemoglobina também podem ser aumentados pelas drogas gentamicina e metildopa.

Desidratação

O nível de hemoglobina é a medida da concentração de Hgb no sangue. Portanto, se o volume de sangue diminui, o nível de Hgb vai aumentar, mesmo quando o número de glóbulos vermelhos não se altera. A desidratação severa diminui o volume sanguíneo. É comum a taxa de hemoglobina aumentar após severas diarreias ou queimaduras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível