Gastronomia

Quais são as causas de manchas na pera?

Escrito por dondi ratliff | Traduzido por bruno belli sinder
Quais são as causas de manchas na pera?

Peras deliciosas podem vir com manchas

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Geralmente, fazendas e pomares que cultivam peras tomam bastante cuidado para manter a fruta livre de pragas, como vermes, insetos e outros detratores naturais. A pera não costuma passar em exames minuciosos durante a época de colheita, normalmente sendo descartada. Como a colheita é feita por humanos, garantir uma perfeição no processo nem sempre é possível e erros acontecem. Existem diversos motivos para peras terem manchas externas e internas.

Outras pessoas estão lendo

Atrito, esfregões e machucados

Abrasões acontecem no processo de empacotamento. As vezes, as frutas podem roçar umas nas outras, nas lateiras das caixas ou em superfícies duras. Quando isso acontece, pontos de descoloração podem aparecer na pera. Isso é denominado de "machucado por fricção". Se um machucado aparecer somente no interior da fruta, e não for visível antes de descascar, provavelmente ele ocorreu como resultado de um impacto, ganhando a denominação de "machucado por impacto". Uma parte achatada na pera, que fica descolorida, decorreu provavelmente de um "machucado por compressão".

Mofo e putrefação

Existem muitos tipos de mofo e fungos que miram árvores frutíferas, não apenas as peras. Um deles é o mofo azul, que pode criar putrefação em maçãs e peras. A maioria dos casos de putrefação também são causados por algum tipo de mofo que tenha infectado a planta após a colheita, quebrando as camadas internas e externas. Alguns exemplos disso incluem mofo cinza, mofo rosa, putrefação localizada, mancha de fuligem e oídio.

Insetos e queimaduras

Nem toda mancha na pera aconteceu após a colheita -- algumas podem ter ocorrido antes e terem passado despercebidas. Isso inclui vários insetos e queimaduras. Existem dois tipos de queimaduras: a superficial e a senescente. No primeiro caso, a descoloração acontece apenas na casca amadurecida. No segundo caso, vai mais fundo e altera a carne, o gosto e o cheiro da fruta amadurecida. Insetos que podem machucar a pera e causar manchas incluem lagartas, percevejos, tripes, curcúlio e vermes.

Machucados químicos ou por congelamento

Quase todas as peras comercias vão se deparar com algum tipo de produto químico durante seu crescimento, normalmente usado para manter a planta saudável e livre de insetos. Entretanto, quando cultivadores abusam de produtos químicos, alguns machucados podem surgir nos produtos. Produtos químicos que podem machucar a pera incluem amônia, cobre e sódio ortofenilfenato. Outro tipo de machucado pode ocorrer quando as peras são expostas à temperaturas congelantes por longos períodos, embora esses machucados não sejam mais tão comum, graças a tecnologia moderna de refrigeração e método de colheita.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media