Causa de pontos negros no centro da visão

Escrito por kay bosworth | Traduzido por daniel tamayo
Causa de pontos negros no centro da visão

Esteja ciente de mudanças na visão

eyes image by jimcox40 from Fotolia.com

A aparição de um ponto negro ou cinza no centro da sua visão pode ser sinal de um problema sério, que pode até levar à cegueira. Verifique cada olho separadamente, olhando para um padrão de linhas, como um papel de parede, com um dos olhos cobertos. Se as linhas parecerem onduladas e você observar um ponto preto no meio, a causa pode ser a degeneração macular. Você deve ir a um oftalmologista o mais rápido possível.

Outras pessoas estão lendo

DMRI

eyes image by jimcox40 from Fotolia.com

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença do olho que aparece como um ponto cinza ou preto desfocado, ou um buraco, no centro da visão, geralmente em apenas um olho. Ao longo do tempo, a progressão da doença destrói a visão central necessária para a leitura e outras atividades de curta distância, como dirigir. A DMRI geralmente não afeta a visão lateral ou periférica. Como o nome sugere, essa é a principal causa de perda de visão para pessoas acima do 60 anos.

Causas

A mácula é a parte preta do globo ocular, no centro da retina. Há dois tipos de DMRI: úmida e seca. A úmida resulta do crescimento dos vasos sanguíneos sob a mácula e causa perda da visão central rapidamente. A DMRI seca, mais comum, é resultado da quebra das células da mácula, nublando a visão. Gradualmente, o olho afetado vai perdendo a visão.

Riscos

eyes image by jimcox40 from Fotolia.com

Os fatores de risco para a DMRI são: idade, superexposição à luz do sol (raios ultravioletas), fumar, raça e gênero (ela ocorre mais frequentemente em caucasianos e mulheres), obesidade, hereditariedade e histórico familiar, pressão alta e ter olhos claros.

Sintomas

Tanto para a DMRI úmida quanto para a seca, o sintoma comum é o ponto cego no centro da visão. Um sintoma prévio da DMRI seca é a visão nublada, com dificuldade de distinguir os detalhes. Um sintoma prévio da úmida é a aparência ondulada de linhas retas.

Avaliação

Um teste de acuidade visual, o tradicional cartaz de visão, realizado por seu oftalmologista, irá verificar sua visão em várias distâncias. O médico também pode fazer um exame de vista dilatada, usando colírio específico para isso, examinando a retina e o nervo óptico em busca de sinais de DMRI, assim como outros problemas. No teste de tonometria, um instrumento mede a pressão dentro do olho. A tela de Amsler é um teste específico para DMRI. É uma tela com um padrão quadriculado, com um ponto preto no centro. O médico irá perguntar se você vê o ponto ou percebe alguma das linhas como ondulada, ou faltante. O médico também pode recomendar que você vá a um especialista em retinas, que irá realizar outros testes, incluindo um angiograma fluorescente, no qual um contraste é injetado em seu braço e fotos vão identificar vasos sanguíneos vazantes. O especialista pode determinar se você tem DMRI, se é úmida ou seca, e em qual estágio ela está.

Tratamento

Os tratamentos para a DMRI úmida incluem cirurgia a laser, terapia fotodinâmica ou injeções de remédio diretamente no olho. A terapia fotodinâmica combina uma droga fotossensível e um tipo específico de luz. Não há tratamento conhecido para prevenir a perda de visão pela DMRI seca avançada, mas descobriu-se que uma dose concentrada de antioxidantes e zinco retarda a progressão da doença que esteja entre intermediária e avançada. A AREDS (estudos sobre doenças oculares relacionadas à idade, da sigla em inglês) recomenda quantidades específicas de vitamina C e E, betacaroteno (vitamina A), zinco e cobre. A fórmula da AREDS pode ser encontrada em produtos por todo país, mas você deve consultar seu médico antes de começar esse regime.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media