Quais são os cinco pontos da Ordem da Estrela do Oriente?

Escrito por matthew weeks | Traduzido por andre trapani possignolo
Quais são os cinco pontos da Ordem da Estrela do Oriente?
Rute, uma das mulheres que simboliza as lições da Ordem da Estrela do Oriente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A Ordem da Estrela do Oriente é uma sociedade aberta para homens maçons com o grau de Mestre Maçom e para mulheres parentes de maçons. A Bíblia é a base de seus ensinamentos e o logotipo multicolorido em forma de estrela tem cinco pontos, que representam simbolicamente lições de caráter exemplificadas por mulheres bíblicas importantes.

Ada, a ponta azul

A ponta azul da estrela simboliza a fé e é exemplificada por Ada, nome que Dr. Morris, fundador da Ordem da Estrela do Oriente, deu à filha de Jefté, de acordo com o Grande Capítulo de Massachusetts. No Livro dos Juízes, Jefté faz uma promessa a Deus que se voltasse vitorioso da batalha, sacrificaria, queimando em oferenda, a primeira pessoa ou criatura que aparecesse em sua casa. Ada é a pessoa que aparece e, embora angustiada, concorda em ser sacrificada como um sinal de fé e para manter a honra de seu pai intacta.

Rute, a ponta amarela

A ponta amarela da estrela simboliza a fidelidade e é exemplificada por Rute. Ela é uma convertida ao judaísmo e seu marido, seu cunhado e seu sogro morrem, deixando-a sozinha com Naomi, sua sogra e companheira viúva. Quando Naomi decide retornar a sua terra natal em Belém, Rute decide acompanhá-la pelo resto de seus dias, mesmo sem qualquer obrigação de fazê-lo.

Ester, a ponta branca

A ponta branca da estrela simboliza a pureza e a alegria, exemplificadas por Ester. Ela é uma judia escolhida pelo governante de um império persa para tornar-se sua rainha. Ela não revela sua religião ao rei. Quando o primeiro ministro do rei cria um plano para exterminar todos os judeus do império, Ester intercede junto ao rei, arriscando sua vida no processo. Ele evita o massacre e institui o feriado anual do jubilo, conhecido pelo império como Purim.

Marta, a ponta verde

A ponta verde da estrela simboliza a imortalidade e é exemplificada por Marta, da aldeia de Betânia, irmã de Lázaro, no Livro de João. Quando ela encontra Jesus, lamenta a morte de seu irmão. Então, Jesus pergunta se ela acredita que seu irmão se erguerá novamente. Marta responde que sim e que acredita que Jesus é o filho de Deus. Eles vão visitar o túmulo de Lázaro e, quando removem a pedra, encontram-no vivo e bem.

A Senhora Eleita, a ponta vermelha

A ponta vermelha da estrela simboliza a caridade e a hospitalidade, exemplificdas pela Senhora Eleita, da Segunda Epístola de João. Não há uma referência específica desta mulher na Bíblia, mas a carta de João é endereçada à "senhora eleita e seus filhos". A destinatária é elogiada por sua piedade e caridade.