Conhecimento

Quais são os diferentes tipos de bactérias?

Escrito por joel michaels | Traduzido por paula mangia garcia terra
Quais são os diferentes tipos de bactérias?

Quais são os diferentes tipos de bactérias?

green bacteria image by PixelMania from Fotolia.com

Os cientistas geralmente classificam as bactérias com base em três fatores: a necessidade da bactéria por oxigênio, suas reações ao teste de Gram e sua forma. A forma talvez seja a maneira mais fácil de classificar as bactérias, que podem parecer esferas, bastonetes ou espirais. Também existem exceções à essas formas.

Outras pessoas estão lendo

Esferas

Bactérias esféricas são chamadas de bactérias cocóides e os cientistas lhes dão nomes mais específicos, dependendo de como elas se dividem. Por exemplo, se as bactérias cocóides ficam ligadas em pares, elas são chamados de diplococos. Se ficam ligadas em grupos de quatro, eles são chamados de tétrades. E, se ficarem ligadas em grupos de oito (geralmente em forma cúbica), são chamados sarcina. Bactérias cocóides podem também originar outras formas. Estreptococos formam cadeias e estafilococos não têm nenhuma forma regular. Certos tipos de estafilococos são comuns na pele humana.

Bastonetes

Os bastonetes vêm em diversos tipos. Alguns bastonetes, por exemplo, são curvos, e outros têm forma de charutos, ovais ou bastões. Como as bactérias cocóides, eles podem ser classificados com base na forma como se dividem. Diplobacilos ficar ligadas nas extremidades, formando pares; streptobacilos formam correntes e cocobacilos não tem forma distinta. Um tipo importante de bactéria em forma de bastonete é chamada de bactéria fixadora de nitrogênio. Através de processos químicos, estas bactérias alteram o gás nitrogênio em amônio encontrado no solo terrestre.

Espirais

Bactérias em forma de espiral vêm em três diferentes formas: Vibrio, espirilos ou espiroquetas. A vibrio parece uma vírgula; por exemplo, as espécies Bifidobacterium, que ocorre naturalmente no intestino grosso. A espirilo, por outro lado, é uma espiral espessa e rígida. A espiroqueta é fina e flexível.

Outras formas

Com os milhões de bactérias diferentes na terra, também existem outras formas. Para citar alguns, as bactérias podem ser lobadas, ter forma de estrela, formato quadrada, fusiforme ou filamentosa. Bactérias filamentosas, por exemplo, são utilizadas ​​em sistemas gestão de esgotos e águas residuais.

Bactérias pleomórficas

As bactérias que retêm a forma são chamadas monomórfica -- as que não a retêm são chamados polimórficas. As bactérias polimórficas, como o Mycoplasma pneumoniae, podem assumir uma série de formas diferentes, dentro da mesma cultura. Como o próprio nome sugere, Mycoplasma pneumoniae causa pneumonia ambulante e é tão pequeno que parece a um vírus de tamanho grande. Outros tipos de bactérias polimórficas incluem a Rickettsia rickettsii, que causa a febre maculosa e a Bacillus anthracis, que causa o antraz.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media