Quais doenças podem ser diagnosticadas pelo papanicolau

Escrito por lee tea | Traduzido por vanessa santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais doenças podem ser diagnosticadas pelo papanicolau
O papanicolau é indolor e pode detectar doenças (Jochen Sands/Digital Vision/Getty Images)

Os médicos geralmente recomendam que as mulheres devam receber um exame papanicolau e ginecológico anualmente após os 18 anos. O papanicolau testa uma variedade de condições, e quando feito com frequência, pode ajudar a prevenir ou tornar o tratamento e cura de doenças mais fácil, que podem ser encontradas durante o procedimento. Para obtê-lo, agende um horário com seu médico familiar ou ginecologista, ou direcione-se ao centro local de planejamento familiar.

Outras pessoas estão lendo

O procedimento

O papanicolau é um procedimento simples e indolor feito por um médico ou enfermeiro para detectar várias doenças e condições.

O médico ou o enfermeiro irá aplicar um gel lubrificante na abertura de sua vagina, assim como um espéculo na ponta, que será inserido na vagina. Uma vez lá dentro, o profissional abrirá lentamente o espéculo para expandir o interior da vagina, permitindo que ele veja claramente o cérvix.

Com o espéculo colocado, o médico pega um cotonete estéril e o esfrega gentilmente contra o cérvix para remover uma pequena amostra das células cervicais. O cotonete é então friccionado em uma lâmina e colocado em um recipiente estéril.

Células anormais e câncer

No recebimento da amostra, o técnico laboratorial irá examinar o esfregaço em busca de crescimento de células anormais e presença de células incomuns ou estranhas.

Se o esfregaço indicar anormalidade, isso indica que a paciente tem um grande número de células questionáveis. Células anormais podem ser um indicador de câncer ou condição pré-cancerosa, e estão classificadas em uma escala de gravidade. Seu médico discutirá com você o que será feito, o que varia a cada caso.

Se as células estão anormais, uma colonoscopia pode ser requerida, que é um procedimento ambulatorial que envolve a análise do cérvix da mulher por um equipamento especial, que pode avaliar com mais precisão a gravidade e existência do crescimento dessas células.

O papanicolau também pode detectar a presença do HPV, o papilomavírus humano. Esta família de vírus é conhecida por causar 80% de todos os casos de câncer cervical nas mulheres, já que sua presença no organismo é um indicador que aumenta a probabilidade de crescimento de células anormais. Se uma paciente descobre que tem HPV e tem crescimento anormal de células cervicais, ela provavelmente será monitorada durante os próximos anos e deve fazer o papanicolau frequentemente.

Doenças sexualmente transmissíveis

Enquanto o exame papanicolau é geralmente feito em conjunto com o teste anual de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o próprio procedimento não as testa. Na inspeção da vagina e do cérvix, o médico ou enfermeiro pode relatar lesões ou verrugas que podem ser causadas por uma DST, mas o teste para essas doenças é feito separadamente. Quando for ao médico para um check-up anual, certifique-se de pedir a ele que você também gostaria de ser testada para doenças sexualmente transmissíveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível