on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Quais são os efeitos do excesso de estoque?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As empresas com um banco de dados de estoque impreciso que causa compras excessivas podem acabar com um excesso de estoque. Elas podem também comprar estoque em excesso para agir como proteção contra a falta de estoque ou estoque insuficiente para atender à demanda dos clientes. Armazenar o excesso de inventário, bem como suprimentos inadequados, pode causar problemas para a empresa. Desenvolver uma base de dados de estoque e um método de previsão precisos pode ajudar uma organização a comprar e armazenar os níveis adequados de estoques. O excesso de estoque, embora possa fornecer uma proteção contra faltas de estoque, não é uma condição desejável para uma empresa.

Armazenar um excesso de estoque afeta os lucros de uma empresa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Custo

O excesso de estoque amarra os fundos que a empresa poderia usar em outras áreas. A organização perde uma oportunidade de compra e venda de outros produtos ou materiais quando a empresa prende os fundos a um excesso de estoque. Os estoques maiores de materiais também consomem espaço no armazém, o que poderia fazer com que a empresa precise alugar um espaço de armazenamento adicional. As empresas que financiam o estoque vão pagar os custos adicionais até que a empresa use ou venda o material.

Loading...

Obsolescência

A empresa pode arriscar que o excesso de estoque se torne obsoleto ou fora de moda, enquanto fica preso em uma prateleira do armazém. As empresas de manufatura arriscam perder o valor do material armazenado, se os clientes alterarem as especificações ou os materiais necessários nos produtos.

Qualidade

Armazenar um excesso de estoque também atrasa o tempo em que uma empresa pode detectar um problema de qualidade nos materiais armazenados. Embora um problema de qualidade permaneça sem ser detectado, o fornecedor que fornece o material pode continuar fabricando e enviando produtos com o defeito. Utilizar materiais o mais rapidamente possível após a aquisição permite que a empresa encontre problemas de qualidade e informe ao fornecedor imediatamente.

Baixa flexibilidade

Armazenar o excesso de estoque aumenta o tempo que uma empresa leva para mudar para novos produtos. Isso diminui a flexibilidade de uma organização ao responder a mudanças no mercado e à demanda dos clientes. Por exemplo, a empresa com fundos presos a um produto para vender ao público não terá os recursos disponíveis para comprar um item que pode vender mais rapidamente. Ela deve vender o material armazenado para obter os recursos para comprar novos produtos. Um nível saudável de estoque permite à empresa manter-se flexível para as mudanças do mercado.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...