Quais são as funções de um diretor de documentário

Escrito por peterhisey | Traduzido por bruno queiroz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são as funções de um diretor de documentário
O diretor de documentário possui muito mais responsabilidades do que apenas gritar: "Ação!" (Comstock/Comstock/Getty Images)

O diretor de documentário exerce todas as funções de um diretor comum, mas às vezes tem que lidar com situações que os outros não precisam. Geralmente, ele não possui um roteiro completo ou um storyboard (roteiro desenhado), não tem atores profissionais em seu elenco e não pode repetir as tomadas, já que a maioria dos documentários pretendem filmar a ação no momento em que ela acontece. Suas principais funções são de, pré-produção, filmagem, edição e pós-produção.

Outras pessoas estão lendo

Pré-produção

O diretor está envolvido nos primeiros estágios da produção do filme. Isso inclui prever problemas que podem vir a acontecer, pesquisar e contatar fontes apropriadas; decidir quais locações serão escolhidas para melhor contar a história; identificar quais eventos importantes estão agendados para acontecer durante a gravação; supervisionar roteiros e storyboards; selecionar uma equipe; desenvolver o estilo do filme; juntar e conseguir espaço para guardar arquivos como vídeos e documentos históricos; comunicar a sua equipe a sua visão do filme e desenvolver um orçamento detalhado da operação. Ele também pode se responsabilizar por gravar uma pequeno teaser para chamar atenção dos investidores e participantes sobre o projeto e o conteúdo do filme.

Filmagem

O diretor é responsável por tudo que acontece durante as filmagens. Isso inclui supervisionar a criação dos cenários; regular as câmeras e os ângulos; supervisionar as qualidade das gravações de áudio; estar pronto para mudar os planos rapidamente se algo inesperado acontecer; supervisionar a segurança; assegurar que não aconteça problemas no transporte e na entrega de materiais; entrevistar previamente para enfatizá-los sobre as informações mais significantes; realizar reuniões e encontros diários para discutir sobre o filme; garantir que todas as atividades do filme foram registradas corretamente para o processo de edição. Alguns diretores podem realizar entrevistas dentro ou fora da televisão, e devem conversar com os produtores para garantir que todas elas sejam conduzidas de maneira honesta e ética.

Edição

Os gastos com documentários representam apenas uma pequena fração do montante gasto em Hollywood com filmes. Uma das características que mais deve estar presente no diretor de documentário, é filmar já pensando na edição, pois tanto previne desperdícios como a torna mais fácil e barata. Isso às vezes é chamado de "editar na própria câmera". O diretor desenvolve, junto com os roteiristas e o diretor de arte, um roteiro desenhado do filme de maneira livre e, em seguida, filma quadros e sequências que obedecem cada desenho do roteiro. Dessa forma, o filme pode ser montado mais facilmente, simplificando a edição.

Pós-produção

Geralmente, o diretor orienta a edição do filme observando todas as imagens em conjunto com os editores, e discutem o que deve ser mantido e que deve ser retirado, assim como as adaptações ao roteiro original, provocadas devido a eventos inesperados ou por que certas imagens convenceram muito mais do que aquelas que estavam previamente planejadas. Ele então verá todas as montagens e as aprovará ou as desaprovará, e irá supervisionar diretamente a montagem final para finalizar o filme. Os afazeres também contam com produzir e distribuir um trailer, supervisionar e aprovar materiais promocionais como cartazes e anúncios, e também marcar entrevistas com críticos e repórteres para divulgar o seu filme.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível