Saúde

Por quais mudanças fisiológicas os idosos passam?

Escrito por bryant harland | Traduzido por tatiana ament
Por quais mudanças fisiológicas os idosos passam?

A visão é uma das funções fisiológicas afetadas pela velhice

Paul Tearle/Stockbyte/Getty Images

A fisiologia é a ciência que estuda as funções dos organismos vivos e como os componentes desses seres relacionam-se entre si. Como as funções do corpo dependem dos seus componentes físicos, a fisiologia também estuda a anatomia de um organismo. Envelhecer causa muitas mudanças fisiológicas, mas nem sempre nós passamos pelas mesmas alterações e tampouco da mesma forma e com a mesma intensidade.

Outras pessoas estão lendo

Sistema nervoso

Conforme envelhecemos, o sistema nervoso perde células nervosas, especialmente no cérebro e na medula espinhal. As células nervosas que permanecem também transmitem mensagens mais lentamente do que antes, e a ruptura de células nervosas pode fazer com que resíduos acumulem-se no cérebro. Quando isso acontece, os resíduos formam estruturas anômalas, conhecidas como placas e emaranhados, que afetam o sistema nervoso, causando redução nos sentidos e reflexos mais lentos.

Audição

De acordo com Suzanna Smith e Jennifer E. Gove, da Universidade da Flórida, 30% das pessoas com mais de 60 anos têm deficiência auditiva, 33% das pessoas entre 75 e 84 sofrem de perda auditiva, problema que também afeta mais da metade das pessoas acima de 85 anos. A deficiência auditiva afeta a capacidade de compreensão das palavras e sons; a perda auditiva é a perda da audição de sons. Idosos podem ter capacidade reduzida de ouvir certas frequências de som ou de distinguir certos barulhos quando há muito som de fundo.

Visão

Envelhecer faz com que a lente dos olhos fique opaca e que os músculos dos olhos sofram degeneração. A diminuição no músculo dos olhos reduz a flexibilidade do olho, fazendo com que ele leve mais tempo para se ajustar a mudanças de luz. A habilidade de ver cores também muda; cores mais quentes, como vermelho e amarelo, são mais fáceis de reconhecer do que cores frias, como verde e azul.

Tato

O declínio geral do sistema nervoso diminui a sensibilidade ao toque. A atividade das glândulas sudoríparas e da circulação diminui com a idade, o que pode causar uma maior sensibilidade ao frio. A pele também fica mais fina, rompendo-se com mais facilidade, o que aumenta o risco de machucados e infecções. Ocorre ainda o enrugamento da pele, que fica mais seca.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media