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Quais músculos você utiliza quando joga basquetebol

Atualizada April 17, 2017

Ao jogar basquetebol, você utiliza todos os seus principais grupos musculares. Múltiplos grupos de músculos trabalham juntos para coordenar movimentos complexos multidirecionais, que envolvem músculos que controlam a maioria das juntas do seu corpo. O movimento constante que ocorre durante o basquete pode ajudar a construir resistência muscular e estamina. Você pode melhorar sua habilidade de correr, pular e fortalecer os músculos que usa quando joga basquete.

Movimentos dinâmicos explosivos ativam todos os seus principais grupos musculares quando você joga basquete (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Núcleo

O seu núcleo de grupos musculares inclui a estrutura muscular de sua barriga, parte inferior das costas e quadris. Os músculos abdominais, que se contraem toda vez que você dobra seu torso para a frente, são importantes para estabilizar a parte superior do seu corpo, de modo que você possa manter uma postura ereta enquanto joga basquete. O músculo eretor da espinha, localizado na parte de baixo de suas costas, as mantém reta e se estende por sua coluna durante as atividades, como arremessar e pegar a bola. Rodar seu torso pela cintura e flexioná-lo para os lados também ativa o músculo eretor da espinha. Os músculos de seu quadril, incluindo os glúteos, os flexores e os abdutores, inclinam sua pélvis e permitem que você percorra toda a quadra ou impulsione seu corpo a fazer um salto de arremesso.

Dorso

Os músculos do peitoral são encarregados de mover as juntas de seus ombros em cinco direções diferentes, o que permite que você agarre, passe e manipule a bola. Seus deltoides giram seus braços para dentro quando você recebe a bola. Levantar seus braços para bloquear um oponente também ativa seus deltoides. Seus músculos das costas ajudam os deltoides nos movimentos dos ombros e empurram as omoplatas para trás, o que permite que você traga a bola para seu peito antes de passá-la para um companheiro de time. Os músculos das suas costas controlam os movimentos de pescoço, do modo que você examine a quadra.

Coxas

O grupo de músculo principal em suas coxas inclui os isquiotibiais e quadríceps. Os isquiotibiais trabalham flexionando seus joelhos conforme você corre pela quadra. Se abaixar para preparar um arremesso a cesta também ativa seus isquiotibiais. Os quadríceps são um grupo de quatro músculos que formam a frente de suas coxas, e sua função primária é dar força a suas pernas. Correr pela quadra ou forçar seu corpo para dar um salto ativa os músculos do quadríceps.

Braços

Braços fortes podem melhorar sua performance no basquetebol. Seus bíceps e tríceps ficam continuamente ativos qualquer hora em que você esteja com a bola. Tríceps fortes permitem que você estenda seus braços para um arremesso mais alto, ou rapidamente passe a bola para seu companheiro de equipe. Se seus bíceps forem fortes, é possível recuperar a posse da bola de forma mais efetiva agarrando rebotes rapidamente. Cada vez que você arremessa a bola, os músculos flexores e extensores do punho em seus antebraços ajudam a lançar a bola para cima na cesta, flexionando seu punho para frente e para trás.

Panturrilhas

Você usa seus músculos da panturrilha todo o tempo que está na quadra jogando basquete. Eles se contraem toda vez que seu calcanhar se levanta do chão, quer você esteja andando ou correndo. Panturrilhas fortes ajudam a mudar de direções rapidamente, estabilizando suas pernas e acelerando seus pés. Sempre que fizer um arremesso, as panturrilhas se contraem com força para levá-lo até a ponta de seus pés e lançá-lo do chão.

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