Os músculos envolvidos em um arremesso de lance livre

Escrito por matthew schirm | Traduzido por jose airton almeida neto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os músculos envolvidos em um arremesso de lance livre
Um arremesso de lance livre envolve vários músculos do seu corpo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Embora no basquete não haja uma contração muscular intensa durante o arremesso de lance livre, a técnica correta requer um esforço combinado de vários músculos no seu corpo. Aprender sobre esses músculos e como eles contribuem para um arremesso de lance livre é o primeiro passo para melhorar o seu arremesso, acompanhado também dos treinos diários para tornar os movimentos apropriados naturais e suaves.

Outras pessoas estão lendo

Extensores dos joelhos

Os músculos quadríceps estendem as articulações dos seus joelhos, aumentando o ângulo entre as partes inferiores e as partes superiores das pernas. Dentre esses músculos estão o recto femoral, o vastus lateralis e o vastus medialis, localizados na frente da coxa. O quadríceps contrai excentricamente -- à medida que as fibras musculares se alongam e você flexiona os seus joelhos para arremessar e, então, excentricamente, com a contração das fibras, para estender os seus joelhos antes de você jogar a bola. Esse movimento produz uma força que ajuda a lançar a bola ao cesto.

Extensores dos quadris

Os extensores dos quadris, que incluem o glúteo máximo e os músculos isquiotibiais, têm uma função parecida com a do quadríceps no arremesso do lance livre: eles contraem excentricamente durante o movimento de agachamento do arremesso e, durante o movimento ascendente, concentricamente. Dessa forma, o seu quadril, logo após se flexionar, se estende, assim como os seus joelhos.

Flexores dos ombros

São os músculos que flexionam os seus ombros na hora do arremesso, dentre os quais estão o deltóide anterior, a cabeça clavicular do peitoral maior e o coracobraquial. Eles se contraem para erguer o seu braço à frente do ombro durante o movimento de arremesso, paralelo ao chão. Com o cotovelo flexionado, esse movimento posiciona a bola próximo à sua testa à medida que você prepara o arremesso. Logo, conforme você finaliza o movimento, os flexores dos ombros continuam a se contrair, movendo o seu braço ao lado do rosto.

Extensores dos tornozelos

Os extensores dos tornozelos (conhecidos por "panturrilhas") funcionam durante o movimento de arremesso de forma igual aos extensores dos joelhos e dos quadris. Esses músculos da parte inferior da perna se estendem durante o movimento de agachamento e encolhem durante o movimento de ascensão, fazendo com que seus calcanhares saiam do chão antes de você arremessar a bola.

Extensores dos cotovelos

O músculo tríceps braquial, ou tríceps, é o maior extensor do cotovelo e utiliza o músculo ancôneo como auxiliar. Esses músculos se contraem para estender o seu antebraço na direção do cesto, logo antes de você arremessar a bola. A execução desse movimento lhe ajuda a arremessar a bola da maneira correta e com precisão, assegurando que você não erre o arremesso.

Flexores do pulso

Os flexores do pulso, que envolvem os músculos flexores ulnares do carpo e os flexores radiais do carpo, proporcionam o impulso final que lança a bola dos seus dedos em direção ao cesto em um arremesso de lance livre. Esses músculos se contraem à medida que os seus cotovelos se estendem totalmente, para dar um impulso à bola e fazê-la girar à medida que ela voa pelo ar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível