Quais são os objetivos de entender a ideia principal de um parágrafo?

Escrito por iam jaebi | Traduzido por victor cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os objetivos de entender a ideia principal de um parágrafo?
A compreensão de leitura envolve várias habilidades essenciais (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Enquanto a leitura pode ser uma forma de entretenimento, é também uma ferramenta eficaz na educação. Os estudantes na educação básica passam muito tempo lendo nas aulas de literatura e de português. A leitura ajuda os alunos a compreenderem o contexto e a redação, aprender novas palavras e interpretar o significado do texto. Qualquer ou todos eles podem estar envolvidos com a obtenção da ideia principal de um texto, e os educadores podem destacar isso, através de frases do parágrafo.

Outras pessoas estão lendo

A compreensão de leitura e a ideia principal

A compreensão da leitura é uma combinação de habilidades envolvidas com a interpretação palavras escritas. O resultado desejado é que o leitor entende a ideia principal de tudo o que ele esteja lendo, para que possa receber a mensagem. Este é um objetivo chave, porque entender a ideia principal de um parágrafo é crucial para a capacidade do aluno para extrair informações a partir de textos, uma habilidade que será necessária muito tempo depois que os alunos deixarem a escola.

Frases em um parágrafo

Quando estiver aprendendo a obter a ideia principal de um parágrafo, os alunos podem procurar identificar os tipos de frases que o compõem. Os objetivos deste, são identificar o tópico da sentença e a justificativa de detalhes dentro de um parágrafo. O tópico da sentença diz ao leitor qual é o ponto-chave da passagem, ao passo que a justificativa de detalhes dão validade à afirmação. Estas tarefas ajudam a fazer leitores, pesquisadores mais fortes e aguçam as habilidades de pensamento crítico.

Vocabulário

Sempre que um aluno lê, ele pode aumentar seu vocabulário. Isto é especialmente verdade se o texto contiver algumas palavras que não estão familiarizados. Isto torna o aprendizado de vocabulário uma tarefa implícita no sentido de obter a ideia principal de um parágrafo. As palavras que fazem parte do objetivo podem ser usadas no parágrafo para permitir a exposição aos alunos a palavra antes de praticarem frases por conta própria.

Entendendo pelo contexto

Inevitavelmente, existirão vocábulos numa passagem que um leitor não está familiarizado e não tem como procurá-las. Se ele tem de entender a ideia principal de um parágrafo, deve procurar as pistas do contexto, usando as palavras que realmente sabe para extrair o significado do parágrafo ou da passagem. Esse processo ajuda a obter a ideia central de um parágrafo, aumentando ao mesmo tempo, a habilidade do aluno para ler níveis mais elevados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível