Quais são os perigos de ligar a eletricidade após uma enchente?

Escrito por melissa lewis | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quais são os perigos de ligar a eletricidade após uma enchente?
Mantenha-se longe do perigo após uma enchente (panneau "danger" image by laurent hamels from Fotolia.com)

Quando a corrente elétrica flui, ela segue um circuito que no final retorna para sua fonte. A maioria dos circuitos são conectados na terra (ou aterrados) em algum ponto. Quando uma conexão acidental entre um ponto diferente do circuito e o ponto terra é feita, um atalho (ou curto-circuito) é criado para a corrente fluir.

A água é um bom condutor de eletricidade. Mexer com eletricidade após uma inundação é como deixar cair um aparelho elétrico em uma banheira cheia de água e ainda encostar nela. Em situações como essa, tocar um circuito elétrico em qualquer ponto que não seja o terra pode fazer com que seu corpo seja o atalho ou curto-circuito por onde a corrente vai passar. Quando isso acontece, choque elétrico ou eletrocussão ocorre.

Outras pessoas estão lendo

Perigos elétricos durante uma enchente

Mesmo se o nível da água da inundação não estiver alto o suficiente para chegar nas tomadas elétricas, ficar em um porão alagado ainda é um perigo. A corrente elétrica de motores no forno e outros aparelhos podem viajar pela água. Equipamentos elétricos que foram molhados nunca devem ser ligados -- eles podem causar eletrocussão, superaquecimento ou o início de um incêndio. Faíscas elétricas também têm o potencial de inflamar gás natural que esteja vazando.

Quais são os perigos de ligar a eletricidade após uma enchente?
Água e eletricidade não combinam (switch image by Clark Duffy from Fotolia.com)

Desligando a eletricidade você mesmo

Saber como desligar a eletricidade coloca você em uma vantagem quando a inundação ameaça, mas é um trabalho que deve ser realizado com extremo cuidado. É sempre melhor desligar a eletricidade antes de uma enchente. Nunca fique na água para manusear interruptores elétricos, caso precise desligá-los, fique sobre um bloco de madeira ou caixa de plástico (que não conduzirá eletricidade) e utilize um pedaço seco de madeira ou de plástico para mexer no interruptor.

No caso de uma enchente, o disjuntor principal da sua casa deve ser desligado. Ele normalmente está localizado na parte superior do painel principal e desliga toda a eletricidade da casa. Se você encontrar um fio elétrico exposto ao abri-lo, chame um eletricista e peça-o para deixar seu painel elétrico mais seguro. Encostar no fio errado ou contato de metal de um painel exposto pode colocar você em um risco extremo de eletrocussão. Você deve encontrar um painel protetor no local correto para esconder a fiação -- somente os disjuntores, fusíveis e fios terras não isolados devem estar visíveis.

Desligue a energia do disjuntor apenas movendo-o para a posição desligada. Se for preciso desligar um bloco de fusíveis, pegue a alavanca do bloco e puxe-a em sua direção. Após isso, remova os fusíveis dos clipes de montagem no bloco. Para cortar a energia de um fusível de rosca, pegue-o pela borda de vidro e desenrosque-o. Mantenha os dedos longe do soquete.

Quais são os perigos de ligar a eletricidade após uma enchente?
Tenha cuidado ao desligar a energia (Boton on-off image by ANTEQUERANUS from Fotolia.com)

Quando chamar um profissional

Se você não tem certeza sobre os perigos que estão envolvidos ao desligar a eletricidade próximo a água, procure o conselho da sua companhia de energia elétrica ou de um eletricista profissional. É crucial saber que o disjuntor principal não desligará a fiação que sai dele para o medidor de energia elétrica da casa. Caso esteja preocupado que a água possa ter atingido a caixa elétrica de entrada, chame sua fornecedora de energia e peça para desconectar a alimentação elétrica da edificação.

Quais são os perigos de ligar a eletricidade após uma enchente?
Chame um profissional e evite perigos (electrician image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível