Mais
×

Quais são os perigos de óculos revestidos com teflon?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Óculos revestidos com teflon foram inicialmente desenvolvidos pela DuPont junto com o time de desenvolvimento e pesquisa da Sola, uma empresa de lentes ópticas originada na Austrália. O teflon é um tipo de revestimento que foi desenvolvido pela DuPont para criar uma superfície antiaderente em panelas de cozinha. Lentes revestidas com esse material têm sido comercializadas como resistentes a riscos, antiestáticas e com reflexo reduzido.

Diz-se que óculos de teflon cortam mais de 99% do reflexo de óculos comuns (glasses image by PhotographerOne from Fotolia.com)

Produção de calor

Se deixado no carro em um dia de sol, os raios aquecerão as lentes. Isso é um perigo, já que elas não só poderão te queimar com o aumento da temperatura gerado, como também poderão emitir gases tóxicos se o teflon se aquecer demais.

Gases tóxicos

Quando o revestimento das lentes alcançar 240°C, um gás tóxico conhecido como C-8, ou perfluorooctanoato de amônio, é emitido das lentes. Sabe-se que esse composto químico causa várias formas de câncer e danos em órgãos de animais de laboratório.

Riscos à saúde documentados

Sabe-se que o teflon aquecido mata um grande número de pássaros domésticos a cada ano, além de causar um número desconhecido de doenças humanas. Tais doenças incluem certos tipos de cânceres, bem como toxicidade e danos em órgãos. Em doses baixas, os gases emitidos do teflon não são considerados um risco à saúde, apenas mantenha as lentes revestidas na capinha, ao invés de deixá-las em locais abertos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article