×
Loading ...

Quais são os perigos do vapor de alvejante?

Atualizado em 17 abril, 2017

O alvejante é um produto de uso doméstico indispensável em muitas casas, frequentemente utilizado para limpar e desinfetar, além de muitos outros propósitos. No entanto, ele é composto por muitas substâncias tóxicas, e se ingerido ou inalado, pode causar severa irritação ou intoxicação.

Produtos de limpeza (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Substâncias presentes no alvejante

O alvejante é composto principalmente por água. No entanto, também contém uma substância chamada hipoclorito de sódio. De acordo com a Environmental Protection Agency, dos Estados Unidos, uma garrafa de alvejante líquido apresenta uma solução com 5,25% dessa substância, ainda que os produtos mais fortes possam conter uma porcentagem ainda maior. Ao ingerir ou inalar o hipoclorito de sódio, é possível que aconteça uma intoxicação.

Loading...
Tubos de ensaio (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Efeitos do hipoclorito de sódio

A ingestão do hipoclorito de sódio normalmente causa irritação leve no estômago e vômitos. Caso a quantidade de produto ingerida seja grande, há riscos de intoxicações mais sérias, podendo até mesmo levar à morte. Além disso, a solução de hipoclorito de sódio causa irritação moderada de mucosa, sendo que a gravidade depende da quantidade, viscosidade, concentração e duração do contato. Se a substância for misturada com amônia, são liberados vapores tóxicos. Sua inalação pode causar danos no esôfago e pode ser fatal.

Efeitos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Sintomas de intoxicação

Os sintomas de intoxicação nas vias aéreas e nos pulmões incluem tosse, falta de ar e vômitos. Além disso, podem ocorrer queimações nos olhos, nas narinas e na garganta. O coração e os vasos sanguíneos podem ter sido danificados caso hajam dores no peito, pouca pressão sanguínea ou batimentos cardíacos lentos. Delírios e até mesmo coma são alguns sintomas mais extremos da intoxicação por inalação ou ingestão.

Sintomas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Primeiros socorros para ingestão

A ingestão de menos de 5 ml de hipoclorito de sódio não costuma causar danos severos. No entanto, se a quantidade for grande ou por períodos prolongados, os efeitos podem ser mais sérios. No caso de pouca quantidade ingerida, induzir vômito não é recomendado, para não haver uma segunda exposição do esôfago à substância. Esse procedimento só deve ser considerado quando for ingerido muito hipoclorito de sódio, mas mesmo assim, a indução deve ser feita por um médico. A melhor providência a ser tomada é remover a substância do sistema usando líquidos. O leite é especialmente eficiente em minimizar intoxicações. Porém, recomenda-se fortemente que um médico seja consultado.

Beba leite (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Primeiros socorros para inalação

Remova imediatamente a pessoa que inalou hipoclorito de sódio para um local bem ventilado. Procure ajuda em um pronto-socorro logo em seguida.

Pronto-socorro (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Ajuda por telefone

Na cidade de São Paulo, pode-se ligar para o Centro de Controle de Intoxicações (0800 771 3733). Em geral, ligue para o número de emergência dos bombeiros (193).

Ligue para a emergência (Comstock/Comstock/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...